Diretores de institutos e faculdades, chefes de departamentos, coordenadores de projetos especiais de graduação e pesquisadores na área da formação de professores estiveram durante esta quinta-feira em uma reunião interna para discutir o papel da instituição no planejamento estratégico de formação de professores no contexto do Plano de Ação Articulada ( PAR)
O PAR é um projeto do Ministério da Educação e está inserido no contexto do Plano de Desenvolvimento Educacional do país que foi lançado em abril do ano passado. Seu propósito é assumir a dianteira no processo de coordenação e financiamento das demandas de formação dos profissionais da educação juntamente com os estados e municípios que aderiram ao compromisso “Todos pela Educação”
Em Mato Grosso, o processo teve inicio em maio, com a vinda secretários do Ministério da Educação, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)que se reuniram com representações do governo do estado buscando o engajamento na construção desse processo .
A secretaria especial para políticas educacionais Flávia Nogueira fala do esforço para construção de um plano estratégico para o atendimento da necessidade da formação de professores no Estado de Mato Grosso. “Há uma indicação do Mec que é necessário que aumentemos na rede pública de educação Básica, professores licenciados nas instituições públicas de formação superior”.
A secretaria falou da importância de congregar as instituições públicas de ensino superior nesse processo “Sabemos que há um grande número de professores formados por instituições privadas e a formação não é adequada , os índices de qualidade da educação básica estão demonstrando isso. O MEC acredita que se revertemos esse cenário, ou seja, aproximarmos a universidade pública da escola de educação pública, começando principalmente pela formação de professores , poderemos ter uma forte alteração nesse quadro negativo da educação , pois teremos professores mais qualificados , mais preparados para enfrentarem o desafio do ensino público na educação básica. Por essa razão estamos fazendo um grande esforço de articulação entre a UFMT , a Unemat , os dois CEFETS a Escola Agrotécnica de Cáceres para que juntos possamos olhar a demanda , a real necessidade de formação de professores e articular a oferta para que essa demanda seja atendida e que os professores tenham uma formação melhor”
Nessa reunião interna da Unemat, o primeiro momento foi dedicado a apresentação discussão a partir de temas apresentados pelo pró-reitor de Ensino e Graduação (Proeg), professor doutor Agnaldo Rodrigues, que versou sobre “O papel da Universidade do Estado de Mato Grosso frente à Formação de Professores para o Estado de Mato Grosso (Unemat)”,a professora doutora Flávia Nogueira, Secretária Extraordinária de Políticas Educacionais do governo que apresentou “As políticas de Educação e a formação de professores em Mato Grosso” e a representante da Superintendência de Ensino Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia ,Inês Costa Marques ,que falou sobre “ Políticas e Educação Superior”. A mesa foi coordenada pelo professor mestre , Ilário Straub, Pró-reitor de Extensão e Cultura.
Em sua fala , o pró-reitor da Proeg, relatou o processo de construção das graduações na Unemat . Voltado ao ano de 1978 com as licenciaturas curtas, passando pelo processo de abertura de cursos em licenciaturas plenas e bem mais tarde com a implantação dos bacharelados. O pró-reitor falou dos desafios e reflexões que foram levantadas nos Ciclos de Reflexões realizado pela Proeg nos campi da Unemat ano passado e que diagnosticou pontos importantes que foram trazidos para uma discussão mais ampla no Fórum de Ensino Superior , realizado em maio deste ano, e que resultou em teses da política de ensino graduação que está disponibilizado no site da Unemat
O pró-reitor que abordou também a concentração de uma área de em certa região que promove a concentração de profissionais em contra partida a carência de profissionais de uma outra área.
Após a primeira mesas, os professores doutores Vitérico Maluf, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Unemat, e Valdir da Silva, Coordenador de Ensino a Distância(Cead) , apresentaram dados de um levantamento que teve como fonte a Secretaria de Educação do estado e que representou um diagnostico da realidade dos professores na educação básica. O documento mostrava numero de formados em cada áreas, professores que estavam exercendo suas atividades na área formação , os que estavam exercendo atividades fora da área de formação, e os que não atuam na educação apesar de licenciados. Discussões sobre a valorização profissional; garantia de melhorias de condições de trabalhos e formação continuada foram levantadas pelos participantes.
A partir desta primeira reunião, a Unemat marca seu envolvimento no processo de construção do PAR. Uma comissão formada por representantes das grandes áreas do conhecimento irão, a partir dos dados apresentados na reunião, propor estratégias e ações.Também ficou definida a necessidade de um Fórum Permanente para discussão sobre a formação docente
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