Mato Grosso, Domingo, 13 de Julho de 2025     
Novo Portal
Celebração marcada pela emoção na Missa de 30 anos da Unemat
30 anos
Celebração marcada pela emoção na Missa de 30 anos da Unemat
04/09/2008 16:10:05
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma missa abriu a programação de comemoração  de 30 anos da Unemat. O ato religioso realizado no saguão da biblioteca do Campus Jane Vanini, decorado para ocasião, reuniu autoridades acadêmicas, civis e militares, professores , alunos e comunidade em uma celebração marcada pela emoção e pelo reconhecimento  do sonho concretizado.

Celebrada pelo padre Evandro Stefanello , na missa esteve presente  professores, como Frei Matheus,  que lecionaram nos primeiros momentos do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) , fundado em 1978  que deu início à Unemat. O Bispo  Dom Maximo Biennès, já falecido, foi lembrado pela sua luta em defesa da instituição. O  prefeito da época em que foi criado  IESC, instituição que tinha abrangência municipal, Ernani Martins esteve presente e falou emocionado sobre a instituição que ele com o auxílio de outras pessoas idealizaram e que hoje ele  vê transformada em universidade presente em 117 municípios do estado.

No início da celebração o padre Evandro falou do orgulho com que acompanhou a história da Unemat. "Sou cacerense. Ainda quando tinha dois anos de idade essa instituição foi criada, hoje ela é um sonho realizado. Nesse momento temos que celebrar a sua criação e pedir aos gestores que continue direcionando as ações dessa universidade para os mais necessitados desse estado", declarou o pároco, falando da importância do saber e de sua socialização para o desenvolvimento social.

Diretores e chefes de departamento junto com membros da comunidade acadêmica levaram ao altar  objetos que simbolizavam a área da ciência que representam em forma de oferenda.

Após a celebração, juntamente com a comunidade acadêmica do campus Jane Vanini e membros da sociedade em geral, o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Silva e o reitor da Unemat, Taisir Karim  deram início a solenidade de inauguração do mural que decora o pátio externo da biblioteca central e o obelisco dos 30 anos.

Idealizado pelo artista plástico  Antonio de Pádua Nobre, o mural lembra a diversidade étnica cultural presente nas unidades universitárias da Unemat além de trazer o símbolo dos 30 anos da instituição. O obelisco foi produzido pelo arquiteto Vilson Costa que se inspirou  nas formas da natureza para criar sua obra,  que se alinha  ao abstracionismo.

Para o coordenador Adriano Silva, é com muita satisfação que o campus recebe  os eventos comemorativos de 30 anos da Unemat. Ele ressaltou a iniciativa e a coragem dos idealizadores do IESC e das pessoas que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da Unemat.

 O reitor da Unemat, Taisir Karim falou emocionado sobre o desenvolvimento da instituição. Lembrou de sua época como egresso da instituição e que hoje participa como gestor da universidade. "No início era 278  alunos, hoje contamos com  15 mil acadêmicos. Estamos homenageando a todos que ajudaram e ajudam a construir a Universidade do Estado de Mato Grosso", declarou.

 

 Programação (04/09)
Na noite de hoje a programação segue com abertura de exposições e entrega de méritos universitários e apresentações culturais , a partir das 19h00, no Museu da Unemat, localizado na Cidade Universitária de Cáceres.


 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24818 | Impressões: 160152
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada