Mato Grosso, Domingo, 13 de Julho de 2025     
Novo Portal
Câmara de Barra do Bugres doa terreno para Museu Indígena
Câmara de Barra do Bugres doa terreno para Museu Indígena
08/01/2008 14:07:58
por Coordenadoria de Comunicação Social
Museu vai abrigar artesanato, cerâmica, adornos e fotos sobre diversas etnias
Museu vai abrigar artesanato, cerâmica, adornos e fotos sobre diversas etnias

A Câmara municipal de Barra do Bugres aprovou recentemente a doação de um terreno de 6 mil metros quadrados para a implantação do Projeto Museu Memória e Identidade Indígena. Proposto pela Universidade do Estado de Mato Grosso o museu contará com um financiamento de 230 mil reais, por meio do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

O financiamento do Ministério da Cultura destina-se à compra de equipamentos, acondicionamento de peças e tratamento para correto armazenamento e exposições permanentes, temporárias e itinerantes. Em contrapartida, o município doou o espaço físico.

O Museu Indígena será destinado a preservação e disponibilização de coleções etnográficas, arqueológicas e documental, com peças de artesanatos, cerâmica, adornos e fotografias sobre as diversas etnias de Mato Grosso e de outras regiões.

O acervo composto de aproximadamente 800 peças foi doado, em sua maioria, por acadêmicos que cursam o Projeto de Formação de Professores Indígenas executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com Seduc, Funai, MEC e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.

Outros 38 mil documentos também narram a trajetória pela consolidação de uma educação escolar indígena específica e diferenciada em nível médio (Projeto Tucum) e superior (Terceiro Grau Indígena). Atualmente, essa rica coleção está abrigada no campus da Unemat. “É um esforço da Instituição no sentido de colaborar para a valorização da diversidade cultural, a arte, a memória e a identidade indígena, fomentando o turismo local”, explicou o coordenador do projeto e vice-reitor da Unemat, Elias Januário.

Além de promover a cultura e a educação de forma indireta, o Projeto Museu Memória e Identidade Indígena também visa estimular o potencial turístico da cidade e da região, atraindo pesquisadores, instituições e demais interessados. A expectativa é que o projeto atinja um público de 15 a 30 mil pessoas.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24813 | Impressões: 160150
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada