Terminou ontem (26) o 1º Ciclo de Palestras da Enfermagem realizado pelo 9º semestre de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Cáceres entre os dias 24 e 26 de novembro. O evento que foi pensado e organizado pelos acadêmicos de Enfermagem para alunos da área de saúde foi institucionalizado pela Universidade e contou com a orientação da professora e enfermeira Renata Tomazelli. Entre os 120 inscritos, que ao final receberam certificados, havia acadêmicos da Unemat e da Faculdade do Pantanal (Fapan) e alunos do Instituto Educacional de Cáceres (IEC).
A temática do 1º Ciclo de Palestras da Enfermagem ‘Arte do Saber’ abrigou seis palestras ministradas nos três dias de evento. De acordo com a organização os temas escolhidos atendiam as demandas dos alunos, apontadas por eles mesmos, como conteúdos que necessitavam de reforço. Foram eles: Saúde da Mulher com a enfermeira Juliane Fonseca; Aplicação e operação de programas de processamento com o professor Arno Rieder; A divulgação da pesquisa – Redação de artigos científicos com a professora e enfermeira Antônia Maria Rosa; Gerenciador de referência bibliográfica com a professora e enfermeira Poliany Rodrigues; Arritmias cardíacas: atendimento da enfermagem com alta qualidade com o professor enfermeiro Reginaldo Pereira de Souza; e Interpretação de exames laboratoriais com o professor Alcione Lescano.
O professor, enfermeiro e palestrante no 1º Ciclo de Palestras da Enfermagem, Reginaldo Souza, disse que recebeu o convite com muita satisfação. Parabenizou os acadêmicos pela organização e admirou-se com a audiência. “A oportunidade de falar sobre arritmia cardíaca, que é um assunto bastante complexo, e ter uma plateia atenta do princípio ao fim é muito recompensador como professor e como profissional de enfermagem. Já posso sentir o potencial dos meus futuros colegas de profissão”, afirmou o palestrante.
Débora Pereira dos Santos, acadêmica do 9º semestre e uma das coordenadoras do Evento, disse que a experiência de propor e realizar o 1º Ciclo de Palestras é uma demonstração de como os acadêmicos podem fazer mais do que imaginam. “Em vez de ficarmos esperando, nós corremos atrás e nesse caminho encontramos apoio da Instituição em todas as portas que batemos”. A acadêmica conta que a administração do campus comprou a ideia desde o primeiro momento e apoiou a sua realização do começo ao fim. “A experiência foi tão boa e a adesão dos acadêmicos também que já estamos pensando no 2º Ciclo para o ano que vem”, contou Débora.
A acadêmica do 7º semestre de enfermagem da Unemat, Maria Eugênia Villarruel da Silva, considerou a proposta bastante positiva. “Esse evento foi muito importante para nós. Nosso curso tem carência de palestras e esta iniciativa trouxe temas muito bons. Às vezes nos deparamos com situações em que não sabemos como agir e essas palestras foram bastante esclarecedoras”.
A Banda Sinfônica da Unemat tocou na abertura do 1º Ciclo de Palestras de Enfermagem que contou com a presença do diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, professor Antonio Francisco Malheiros e da enfermeira Renata Tomazelli.
.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24810 | Impressões: 158671 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária