O Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) implantado na Universidade do Estado de Mato Grosso a partir de 2013 foi objeto de estudo do primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC – monografia) sobre o programa defendido na Instituição.
A acadêmica Amanda Cristina Rondon de Arruda, do curso de licenciatura em Matemática do campus de Barra do Bugres, que também é bolsista Focco desenvolveu a monografia entitulada: “A aprendizagem cooperativa em uma célula de estudo de matemática do programa Focco na Unemat”, que foi orientada pela Cláudia Landin Negreiros e co-orientada pelo professor Carlos Edinei de Oliveira, coordenador local do Focco.
A monografia discute uma das causas de desistência dos alunos no campus de Barra do Bugres, já que a maioria dos acadêmicos é de municípios circunvizinhos como Tangará da Serra, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Arenápolis, Nortelândia e ainda o distrito de Assari. Segundo o trabalho, muitos acadêmicos não residem com seus familiares, e esse é um fator que contribui significativamente para que desistam do curso. “Sendo assim, o programa Focco vem contribuindo para que se sintam fortalecidos uns com os outros, bem como, ocupem o tempo ocioso com os estudos e melhores resultados no curso”, afirma a estudante.
A participação de Amanda no Programa de Células Cooperativas da Unemat deu a estudante outras perspectivas, tanto que mesmo sem ter colado grau na Instituição ela já foi aprovada no mestrado em Matemática na Universidade Nacional de Brasília (UnB). “O Focco despertou em mim a expectativa de dar continuidade em meus estudos e saber que ainda tenho a oportunidade de levar aprendizagem cooperativa para pós-graduação me deixa ainda mais feliz”, reflete a acadêmica.
A coordenadora geral do Programa Focco, professora Renata Cintra, que participou da banca de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso, ressalta que além da Amanda, outros acadêmicos participantes do programa também possuem trabalhos de TCC na área de Aprendizagem Cooperativa. “Ver os resultados do Focco e a expansão deste programa desde a Educação Básica até a pós-graduação nos faz acreditar que realmente estamos no caminho certo para uma educação com mais qualidade”, afirma a professora.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24866 | Impressões: 159039 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária