A Universidade do Estado de Mato Grosso deu a ordem de serviço para o início das obras do Bloco de Laboratórios na Cidade Universitária, em Cáceres, nesta segunda-feira (16). A construtora Ampla Construções e Empreendimentos Ltda tem 15 dias para iniciar os trabalhos no local.
O Bloco de Laboratórios irá atender diversos cursos da Unemat em Cáceres e contará com 11 laboratórios distintos, e uma área construída de quase 1.800 metros quadrados, além de espaço para recepção, depósitos de materiais de limpeza e de reagentes químicos, copa, sala dos técnicos, banheiros, área de circulação.
O vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes Torres, lembra que a construção do Bloco III, de Laboratórios, dependia da flexibilização do decreto 02 de 2015, do governador Pedro Taques, editado no início do ano, que impedia a formalização de contratos. “Mas o governador se sensibilizou com a situação e autorizou que a Unemat pudesse dar a contrapartida de R$ 217 mil para que a obra seja construída. Esse foi um trabalho de gestão, que nós da Unemat fizemos junto ao governador para que déssemos encaminhamento a obras importantes como esse bloco de laboratórios”, diz Ariel.
O bloco de laboratórios tem o valor orçado em R$ 2.021.292,07, e são recursos do governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Ministério da Educação (FNDE/MEC), conseguidos por meio de emenda parlamentar.
A reitora Ana Di Renzo, destaca a importância desses investimentos com recursos externos para estruturar os cursos da Universidade. “Nós precisamos das parcerias com os deputados, com o governo estadual e federal para que possamos ir estruturando e garantindo cada vez mais as melhores condições para o ensino e aprendizagem. Agora, vamos continuar buscando parcerias para a liberação de recursos também do governo federal e contrapartida da Unemat para a construção do bloco IV de laboratórios, cujos projetos já foram encomendados e pagos pela instituição”, afirma a reitora.
Para Ana Di Renzo, a meta da Unemat nessa gestão é garantir a estrutura física e de equipamentos para que todos os cursos oferecidos pela instituição tenham excelência. “Nos últimos anos realizamos grandes investimentos em qualificação de pessoas, agora temos que garantir as condições para que esses profissionais altamente qualificados possam desenvolver suas atividades tanto no ensino, como na pesquisa e extensão”, finaliza.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24848 | Impressões: 159039 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária