O Ponto de Cultura “Amigos do Museu”, sediado no Museu de História Natural da Universidade do Estado de Mato Grosso de Alta Floresta oferece vagas em três oficinas de artesanato: cerâmica artesanal, artesanato com fibras vegetais e artesanato mineral.
A oficina de cerâmica artesanal pretende dar aos participantes noções elementares sobre a história da cerâmica, de processos de modelagem e produção de peças básicas. As aulas de artesanato em fibras vegetais se prestam a oferecer orientações sobre o processo de coleta e preparação de fibras a partir do buriti. Com a oficina de artesanato mineral, objetiva-se que o participante possa aprender conceitos básicos do modo de tratamento de minerais no método de lapidação.
Cada uma das oficinas integra-se às principais linhas temáticas do museu, que conta em seu acervo com artefatos de cerâmica pré-histórica, artefatos líticos (artesanato mineral) e utensílios de povos indígenas (fibras vegetais). É possível estabelecer uma relação entre o que se produz atualmente com os recursos disponíveis e o que era produzido em tempos pretéritos: criações que guardam entre si grande similaridade.
Os interessados em participar das oficinas deverão procurar os monitores do museu na Av. Ariosto da Riva, 3075 – Alta Floresta ou pelo telefone 3521-9555 para obter mais informações.
Convênio
As oficinas fazem parte das atividades previstas no plano de trabalho de um convênio mantido entre a Secretaria de Estado de Cultura/Ministério da Cultura e a Samaf – Sociedade de Amigos do Museu de História Natural de Alta Floresta, que é a entidade não governamental criada para implementar e manter as atividades do museu junto com a universidade.
Para o coordenador do ponto de cultura e presidente da Samaf, professor Jesus Paixão, o convênio de pontos de cultura significou um grande avanço nas atividades do museu da Unemat possibilitando melhor acesso da comunidade local a serviços relacionados à cultura científica, que é uma das principais linhas de atuação do espaç ,que tem suas ações centradas na popularização das ciências, educação patrimonial, educação ambiental e economia solidária.
Além das três oficinas elencadas, diversas atividades estão sendo inseridas no museu em função do convênio, como é o caso de oficinas de artesanato em papel e a “experimentoteca” de ciências naturais. Melhorias na estrutura de acervos e na visitação do espaço também estão sendo realizadas .
Nos próximos meses, o convênio propiciará ainda a introdução no acervo de uma réplica em tamanho natural de um dinossauro da espécie Abelisaurus comahuensis, confeccionada em resinas. Além disso, está sendo criado um observatório de astronomia na sede da instituição, ao qual a comunidade, especialmente a escolar e acadêmica, terá acesso.
Museu
O Museu de História Natural de Alta Floresta é um projeto de extensão da Unemat. Mais informações sobre o local podem ser obtidas através do site www.samaf.com.br ou pelo blog www.cinemastodonte.blogspot.com.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24783 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária