Termina amanhã,7,o 3º Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense (Sefipa), que ocorre no campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso. A atividade tem como objetivo evidenciar discussões e reflexões de pesquisadores do cenário nacional, regional e municipal articulando um debate sobre “A Produção do Conhecimento Científico na Ciência, Saúde e Esportes na Educação Física.”
Na manhã de hoje foi realizada a terceira mesa redonda, chamada de “A Produção de Conhecimentos na Educação Física e seus contextos na Cultura Corporal”. A primeira pesquisadora a se apresentar foi Anália Moreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ela trouxe uma discussão sobre a cultura corporal a partir da lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da rede de ensino da educação básica a temática da história e cultura afro-brasileira. Comentou a influência que concepções eurocêntricas e eugênicas tiveram sobre a educação praticada no Brasil, inibindo práticas corporais como a capoeira. Vem disso, a necessidade de pensamentos pedagógicos pós-coloniais, baseadas na valorização da diversidade étnico-cultural.
Marina Vinha, da Universidade Federal da Grande Dourados,trouxe dados de pesquisa de campo sobre como os Guarani Kaiowá pensam as suas práticas corporais.Parte de seus movimentos de corpo está associado a ritos e crenças específicos e já internalizados em suas culturas. A pesquisadora reiterou a necessidade de se encarar a educação física a partir de um prisma multicultural.
O terceiro a fazer as suas contribuições foi o professor Francisco Xavier, da Universidade Federal de Mato Grosso. Ele abordou o fenômeno do etno-desporto a partir do olhar sociológico. O pesquisador vem realizando pesquisas de campo junto à etnia indígena Umutina com o objetivo de entender de que forma o futebol é incorporado nessa cultura. Esclareceu que o esporte é por ele compreendido metodologicamente como um campo empírico capaz de relevar fenômenos sociais. Fenômenos como a mundialização da cultura e a metaforização da guerra indígena pelo futebol são alguns dos que apreendeu em suas investigações.
O Seminário continua amanhã com apresentações de trabalhos e um debate de encerramento.Para conhecer a programação completa e ter outras informações sobre o Sefipa, acesse: http://www.toinscrito.com.br/eventos/3sefipa/.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24783 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária