A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conferiu grau de licenciados e bacharéis a 38 profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Turismo e Agronomia, no município de Nova Xavantina, na região do Araguaia. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (11) no Requinte Buffet e contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis e da população.
O reitor da Unemat, professor Adriano Aparecido Silva, parabenizou os 38 formandos e que a partir de agora a responsabilidade deles aumentaria e que os mesmos nunca se esquecessem da Unemat. Ele falou da satisfação de ter o Eliene Lima como secretário de Ciência e Tecnologia. “Ele (Eliene) assumiu o compromisso de visitar todos os Câmpusda instituição para conhecer a realidade de cada um”, falou.
Adriano disse ainda que com apoio da Secretaria e da Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) será mais fácil conseguir novos recursos junto ao Ministério de ciência e Tecnologia para equipar a instituição. “Além disso, a parceria com os municípios é fundamental para o crescimento da Unemat, pois nos municípios em que o prefeito é parceiro os Câmpustem avançado. Com o investimento dos gestores, o Brasil se tornará uma grande potência na Educação”.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, afirmou: “formar é ser diferente, é abrir novos horizontes é ter mais responsabilidade com a sociedade. É se tornar uma cabeça pensante”. Já o presidente da Fapemat, João Pedro Valente, destacou o apoio do prefeito e o trabalho incansável dos gestores. E que os alunos devem continuar estudando que a graduação é o primeiro passo, pois entrar no mercado de trabalho é fácil, se manter no mercado é que é difícil.
Para o prefeito de Nova Xavantina, Gercino Caetano Rosa, aquela é uma data importante, porque é o trabalho dos novos formandos que vai enriquecer o Mato Grosso e o Brasil. Ele agradeceu o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima pelas parcerias que estão sendo firmadas no município e pediu uma atenção especial para a Unemat, pois ela é a responsável pelo crescimento da união e é quem dá oportunidade aos jovens de fazer um curso superior.
O coordenador do campus, professor Joaquim Manoel da Silva disse aos novos profissionais que a nossa sociedade precisa muito deles e parabenizou aos pais pelo esforço para que seus filhos pudessem concluir o ensino superior. O coordenador lembrou ainda que sem os acadêmicos e os recém formados, o sonho de transformar o mundo não é possível.
Para as famílias e acadêmicos a cerimônia foi um momento ímpar, uma vez que uma etapa é conclusa e novos desafios são postos pela frente. Também estiveram presentes, os pró-reitores de Extensão e Cultura, Pesquisa e Pós-graduação, Juliana Mattiello e Áurea Regina Alves Ignácio.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24792 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária