Terminou há pouco a última reunião do Conselho Universitário (Consuni) neste ano. Na oportunidade os conselheiros estabeleceram o calendário de reuniões para o próximo ano, sendo a primeira em 23 de março de 2011 e as demais ocorrendo a cada 120 dias.
O vice-reitor Dionei José da Silva, que presidiu a sessão, porque o reitor Adriano Aparecido Silva se encontrava em compromissos com o governador do Estado, Silval Barbosa, afirmou que a reunião foi bastante produtiva. “Os conselheiros participaram ativamente nas discussões e estavam focados em resolver os problemas da instituição”.
De acordo com o vice-reitor a política de administração da atual gestão será a de socializar os problemas e encaminhar as soluções de forma coletiva, com a participação dos três segmentos.
Os conselheiros também encaminharam a questão do estatuto da Unemat, criando uma comissão composta por nove membros, sendo três de cada um dos segmentos representativos: professores, acadêmicos e técnicos. A comissão deverá analisar o parecer do Conselho Estadual de Educação e fazer as possíveis adequações ao estatuto apresentando um primeiro relatório na reunião ordinária marcada para março. A implantação do Estatuto da Unemat é uma prioridade para a gestão, e o mesmo é fruto das discussões ocorridas no Congresso Universitário.
Ainda no período da manhã os conselheiros resolveram que a instituição só vai garantir a progressão de carreira para funcionários e professores que obtiveram títulos de mestrado e doutorado em instituições estrangeiras, quando estes forem revalidados por instituições brasileiras, como estabelece a legislação pertinente.
Eleição em Juara
Após as discussões da pauta da reunião ordinária, o Consuni foi convocado extraordinariamente, para analisar o recurso imposto pela candidata a coordenação regional do campus de Juara, Cleuza Regina Balan Taborda que pedia a recontagem dos votos considerando um voto não contabilizado de uma servidora municipal cedida para o Campus da Unemat.
Os conselheiros decidiram aceitar o recurso e reiterar que a comissão eleitoral do campus de Juara, proceda a recontagem dos votos considerando o voto da servidora em questão, de forma a garantir o voto paritário, e atendendo o que prevê o edital da eleição que garante a servidores cedidos pela e para a Unemat o direito ao voto.
A eleição em Juara ocorreu no dia 09 de dezembro, e a comissão eleitoral considerou a candidata Lisanil Conceição Patrocínio como a vencedora do pleito. Com a decisão de considerar o voto em separado, pode haver mudança no resultado do pleito, visto que pelo principio do voto paritário cada segmento representa 33%.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24765 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária