Professores das redes pública, privada, universidade e estudantes da graduação participaram ontem em Cáceres da primeira etapa do Ciclo de Palestras: Saberes da vida para lembrar, ler e reler.
O evento que contou com cerca de 150 participantes inscritos foi realizado pela parceria entre Universidade do Estado de Mato Grosso ( Unemat), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e Prefeitura Municipal de Cáceres e teve como primeiro resultado a formação do Comitê do Programa Nacional de Incentivo a Leitura(PROLER), o primeiro no Estado de Mato Grosso
O comitê ,constituído por 10 integrantes entre professores que atuam na redes pública , privada e universidade, tem como proposição elencar ações que irão contribuir na construção de alternativas de leitura e escrita , bem como ser um órgão representativo da cidade de Cáceres nos encontros estadual , regional e nacional do programa.
Com palestras debateram a escrita e a leitura no cotidiano da criança e as diferenças e relações no processo de informação, comunicação e leitura, primeira etapa do ciclo também foi momento para trocas de experiências ,uma necessidade apontada pelos participantes e que contribui para melhoria das práticas de incentivo a leitura e escrita e demais ações do cotidiano do fazer pedagógico.
O ciclo de palestras é em evento gratuito e surge como uma oportunidade para os educadores como um espaço também para capacitação. Com um quadro formado pelos professores pesquisadores da Unemat que atuam nas áreas da Pedagogia, Letras e Literatura, o ciclo de palestras tem programação prevista para até dezembro.
Entre as atividades sugeridas aos participantes nesse primeiro como forma de motivar e sensibilizar a sociedade para importância do PROLER está dia dedicado a leitura , momento em que a comunidade escolar sairá de seu espaço , a escola, para prática da leitura em outros ambientes. A idéia é que alunos e professores visitem as residências de Cáceres ofertando um momento de leitura de um livro, em troca eles receberão a história de vida dos moradores visitados .
Para o professor da Unemat , Dimas Santana, que integra a comissão organizadora do Ciclo de Palestras e do Comitê PROLER, a atividade planejada é também um exercício do ouvir, ação cada vez mais rara na sociedade . “ As pessoas querem ser ouvidas. Expressar suas opiniões. Falar sobre seu cotidiano”, pontua.
De acordo com a professora Roseli do Nascimento Moreira, que representa o Proler e atua na Secretaria de Educação de Cáceres, é de grande importância a participação da Unemat nesse processo de revitalização do Programa no município, já que a parceria não é pontual , restrita a um evento , mas envolve todo o processo de construção do programa.
Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Evanil de Almeida Cardoso, a parceria fortalece as ações da universidade na área da extensão, já que foi uma demanda vinda da própria sociedade por meio de suas representações e que busca a construção da cidadania.
O PROLER é vinculado a Fundação Biblioteca Nacional e objetiva a capacitação da leitura no país. O programa aponta a leitura e a escrita como necessidades básicas d um cidadão e suas práticas como forma de reinserção dos sujeitos na sociedade.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24786 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária