O campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Tangará da Serra sedia a partir de hoje o I Encontro Matogrossense de Botânica. O evento é realizado pelo Departamento de Ciências Biológicas do campus com o apoio do Governo do Estado.
De hoje até sexta-feira (20) comunidade acadêmica, pesquisadores e professores poderão trocar experiências e conhecimentos que fortaleçam as pesquisas sobre a flora estadual. De acordo com os organizadores o momento é oportuno para levantamento de dados de pesquisas já coletados a fim de uma futura publicação do volume “Flora Matogrossense”.
O tema do I Encontro de Botânica “Reunindo experiências e projetando o futuro” demonstra o objetivo das palestras e grupos de trabalhos, além dos pesquisas que estarão sendo expostas por meio de painéis e apresentações orais.
A palestra de abertura traz como tema: “Bambus nativos do Brasil: diversidade, riqueza, distribuição e usos”. Ainda hoje estão previstas a mesa redonda: “Taxonomia vegetal no Mato Grosso: Estado da arte e perspectivas futuras”, “Taxonomia vegetal: ciência do passado, presente e futuro”, “Briófitas no Centro-Oeste, estado da arte e perspectivas futuras” e “Angiospermas basais no Centro-Oeste: um estudo de caso em Piperaceae”. No período da tarde os participantes se reúnem em grupos de trabalho e estudo.
Nesta quinta-feira a programação prevê a realização de duas mesas redondas. Na primeira serão discutidos os temas: “Contribuições da etnobotânica para o conhecimento da flora matogrossense”, “Composição florística no pantanal de Cáceres reveladas pelos estudos etnobotânicos”, “Tessituras dos saberes populares sobre plantas medicinais” e “Etnobotânica na conexão dos saberes”. A segunda mesa redonda tratará dos temas: “Paisagens matogrossenses”, “Mapa de vegetação do Estado de Mato Grosso”, “Diversidade arbórea do Rio Paraguai” e “Plantas exóticas e invasoras: preocupações e legislação”. O período vespertino é reservado aos grupos de trabalho e lançamento do primeiro boletim do Grupo de Pesquisa Flovet.
No último dia do Encontro, sexta-feira (20) será realizada a mesa redonda com os temas: “O ensino de botânica na formação de professores no Estado de Mato Grosso”, “Aprendendo com a botânica”, “Discutindo práticas pedagógicas do ensino de botânica” e “Botânica no ensino básico – perspectivas e discussões”. Também no período matutino ocorre o encerramento dos grupos de trabalho.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.nectar.bio.br/encbot/
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24794 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária