A assinatura de termo de convênio, firmado entre a Universidade do Estado de Mato Grosso e o Ministério da Educação (MEC), garante a construção do terceiro bloco de salas da cidade universitária de Cáceres. A parceria foi formalizada na manhã desta sexta-feira (26.02), na sede administrativa da Unemat.
O projeto prevê a construção de 12 salas de aula, auditório com capacidade para 100 pessoas, biblioteca setorial, sala de atendimento ao aluno, sala de professores, secretaria, área de convivência, cantina e estrutura administrativa, com valor orçado em 2 milhões e 600 mil reais.
Para o reitor Taisir Karim, este é mais um passo para a concretização da Cidade Universitária, que começou a ser construída em 2002. “Buscamos parcerias com o governo federal e estadual para, gradativamente, construirmos esse complexo de obras planejadas da Cidade Universitária da Unemat”, afirmou.
Ele ainda destacou que o investimento em estrutura reflete diretamente na qualidade do ensino. “Estamos construindo toda a estrutura física necessária para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse Taisir.
O autor da emenda parlamentar que assegura a liberação dos recursos, Deputado Federal Pedro Henry, afirmou que esse é um sonho antigo. “A cidade universitária é um sonho possível graças ao empenho de profissionais que sempre acreditaram no importante papel que a Unemat desempenha no Estado”.
Inauguração- Na cidade universitária, já foram concluídos outros dois blocos de sala de aula, construídos com recursos federais e estaduais. A inauguração será no mês de março, em data ainda não definida. Inicialmente, os cursos de Educação Física e Agronomia vão usar as novas estruturas. Gradativamente, os 12 cursos ofertados em Cáceres terão as atividades pedagógicas desenvolvidas na Cidade Universitária.
De acordo com o coordenador regional, Adriano Aparecido Silva, outras parcerias estão sendo firmadas. “O Governo do Estado, por meio da Secitec (Secretaria de Ciência e Tecnologia), vai financiar cerca de R$ 350 mil para a aquisição de mobiliário e equipamentos de sala de aula. Já a Rede Cemat vai instalar a parte elétrica na área do campus e fornecerá novos aparelhos de ar-condicionado com grande eficiência energética”.
O complexo da nova Cidade Universitária da Unemat em Cáceres já comporta museu, vila olímpica, a estrutura da TV Taiamã, e recentemente foram inaugurados auditório, centros de pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal (Celbe), de Pós-graduação em Linguagem, nova sede da Coordenadoria de Concursos e Vestibulares e de Educação Aberta e a Distância (CEAD).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24782 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária