Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso submeteram seis propostas ao edital PROEXT 2009 – MEC/SESu, de apoio a programas e projetos de extensão universitária, em chamada pública que se encerrou no início deste mês. Do total, foram dois projetos do campus de Sinop, dois de Cáceres, um de Nova Xavantina e um de Barra do Bugres.
“Precisamos investir e avançar no diálogo entre os nossos docentes extensionistas e na maior articulação dos projetos para a solidificação de programas institucionalizados”, disse a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Emília Darci Cuyabano.
Programa é um conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, voltado a um objetivo comum, e pode incorporar projetos, cursos, eventos, prestações de serviços e produtos acadêmicos de extensão. Só para se ter uma ideia da importância do seu fortalecimento, o edital que se encerrou financiava o limite de R$ 100 mil por programa e R$ 30 mil por projeto.
Diferentes experiências de articulação estão em curso, devendo resultar na integração de projetos em programas. Para alcançar esses objetivos, profissionais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura ampliam o diálogo e os canais de comunicação com a comunidade interna e externa.
Internamente, a equipe da PROEC vai realizar visitas aos Câmpuspara conhecer de perto os projetos e ações extensionistas em desenvolvimento. A partir dos encontros poderão ser identificadas fragilidades a serem superadas e pontos fortes para dar continuidade. As visitas devem ter início no mês de agosto.
O próximo passo é a publicação dos resultados obtidos em forma de revista. “Serão construídos indicadores de avaliação dos projetos e um periódico de Extensão e Cultura”, explicou a Assessora de Extensão, Rosalva Pereira de Alencar. A intenção é que os relatórios dos projetos sejam feitos em forma de artigo para compor a publicação científica.
Além do maior diálogo interno, a o Pró-reitoria desenvolve ações que aproximam a universidade da comunidade, nas regiões onde a Unemat se faz presente. “O diálogo com os diferentes saberes permite a retroalimentação das pesquisas realizadas na Universidade. A extensão não deve ter um caráter assistencialista. Deve ir de encontro com a sociedade para, a partir daí, diagnosticar demandas e construir as novas questões para a pesquisa”, afirmou a professora Emília Darci.
Nesse encontro, a pesquisa, o ensino e a extensão compõem o tripé de um ensino superior de qualidade. Para conhecer a principais ações da PROEC: www.unemat.br/proec/.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24815 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária