O novo auditório “Edival dos Reis” e o centro de pesquisa da cidade universitária da Unemat em Cáceres foram inaugurados, na manhã desta sexta-feira (13.03), com a presença de autoridades políticas e acadêmicas. As novas estruturas atendem uma antiga demanda da comunidade universitária e abrigará estudantes e professores com infra-estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O Centro de Pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal (Celbe), construído com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Faespe, receberá as aulas do mestrado em Ciências Ambientais, de doutorados interinstitucionais em Ecologia e Lingüística, e também grupos de pesquisa certificados no CNPq.
“ A Unemat cresceu em todo o Estado, fruto do trabalho de diferentes profissionais. A meta é ampliar ainda mais o espaço, atendendo cada vez mais nossos pesquisadores e acadêmicos, para que se dediquem integralmente aos seus projetos”, afirmou o Reitor Taisir Karim.
O auditório tem capacidade de acomodação para 110 pessoas, e conta com equipamentos modernos de sonorização, iluminação e projeção para reuniões. “Quatro blocos de sala de aula também estão em fase de acabamento, possibilitados via emenda parlamentar. Neste semestre, vamos concluir a construção de dois blocos, com 12 salas”, disse o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva.
Também está em construção no local uma nova estrutura, que vai comportar laboratórios de Química, Microbiologia, Histologia, Fisiologia e Biotério, em atendimento à graduação e pós-graduação. “A prioridade dos diferentes segmentos envolvidos, seja gestor, professor e acadêmico, é o desenvolvimento da Unemat. Vamos discutir programas que integrem as nossas pesquisas com as demandas do Estado para aplicar melhor a capacidade intelectual de nossos profissionais”, explicou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Carolina Joana da Silva.
Além do investimento em infra-estrutura, o Governo do Estado emprega recursos para a ampliação bibliográfica de todos os Câmpusda Unemat. De acordo com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, neste ano a Secretaria vai destinar R$ 500 mil para aquisição de acervo para os cursos da Unemat. “A Secretaria também estuda a aplicação de recursos para a oferta de bolsas estudantis este ano”.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de acadêmicos do campus de Cáceres, do Deputado Federal Pedro Henry, do vice-prefeito de Cáceres, Wilson Kishi, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia, da diretora Científica e Tecnológica da instituição, Solange Maria de Barros Ibarra Papa, e de um dos profissionais fundadores da Unemat, João Porto Rodrigues.
Edival dos Reis - O auditório recebeu o nome “Edival dos Reis” em homenagem ao professor a exercer o cargo de primeiro Diretor do antigo Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC), em 1978, instituição transformada em Unemat.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24934 | Impressões: 159039 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária