A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu, na última semana, avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), para adequação do projeto de criação de curso de mestrado acadêmico em Lingüística da Unemat. A proposta foi submetida ao edital de cursos novos (APCN 2008) e obteve recomendação de visita pedagógica in loco, para destacar os principais dados e argumentos que fundamentaram a avaliação.
Inicialmente, estavam previstas três áreas de concentração no programa. São elas: ”Línguas e heterogeneidade lingüística”, “Discurso, história e instituição”, “Linguagem e ensino”, vinculadas às linhas de pesquisa: “Estudo das línguas, culturas e sociedade”, “Estudos dos processos discursivos e de significação” e “Estudos dos processos de aquisição e ensino de línguas”.
Entre os pontos descritos na ficha de avaliação da Capes, encontra-se a rediscussão da estrutura do curso, especialmente, no aspecto relativo à descrição de áreas de concentração. “A sugestão é que o grupo se articule em uma área de concentração abrangente, seguindo a vocação da Unemat, que integre as competências do seu corpo docente qualificado”, apontou a consultora, Dr. Dóris Arruda Carneiro da Cunha.
A estrutura curricular inclui 13 disciplinas e atuação de nove professores da Universidade do Estado de Mato Grosso. “O programa conta com grupo de pesquisadores com maturidade, demonstrada pela sua produção nos últimos três anos e com nível de integração que permite o adequado desenvolvimento dos projetos de pesquisa e das atividades de ensino e orientação”, descreve.
A proposta passará por readequações e será novamente encaminhada para avaliação de novos cursos da Capes. O mestrado tem por objetivo promover a pesquisa na área de Lingüística, qualificar professores para atuar no ensino no Estado, articular atividades de ensino e pesquisa e consolidar linhas de pesquisa.
A comissão, composta pelos professores doutores Manoel Morivaldo e Dóris Arruda Carneiro da Cunha, também visitou a instituição para conhecer a infra-estrutura física, de laboratórios e equipamentos, além do projeto pedagógico.
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30/07/2021
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