A Universidade do Estado de Mato Grosso está participando do Fórum de Reitores Brasil-Japão, evento que teve início na noite de ontem (12.11) e segue até domingo, em Cuiabá, com representantes de universidades brasileiras e japonesas. O evento tem por objetivo fortalecer relações, ampliar o diálogo e a troca de experiências científicas entre os dois países, marcando a comemoração do centenário da imigração japonesa.
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, avaliou o encontro como uma oportunidade de estreitar relações. “O Estado busca crescer com responsabilidade. Esta é uma oportunidade de gerar mais riqueza para toda a população”. O Governador afirmou, ainda, que as universidades que atuam em Mato Grosso terão espaço para fortalecer o intercâmbio e a cooperação internacional. “As instituições têm a possibilidade buscar novas parcerias, ampliar as áreas de conhecimento e expandir pesquisas”, afirmou.
O Reitor, Taisir Karim, disse que vai apresentar as diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Unemat. “A Universidade atua em todo o Estado, com pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, biocombustível, ciências agrárias e ambientais. Temos boas perspectivas de contribuir no avanço das relações entre universidades nipo-brasileiras”.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, lembrou que o Fórum vem de encontro com o momento que a Unemat está vivendo, de crescimento e investimento da pós-graduação. Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, desse evento sairá a Carta do Pantanal, um protocolo de intenções que visa a realização de pesquisa, de desenvolvimento de ciência e tecnologia e de áreas prioritárias.
O secretário Geral da Comissão Estadual Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, ouvidor do Estado Antonio Kato, afirmou que a parceria é positiva para os dois lados. “O Brasil deixou de ser o país do futuro, como se dizia antigamente. É abundante em recursos naturais, produção de alimento e tem um regime democrático consolidado. A parceria entre instituições de ensino e pesquisa é o primeiro passo para o fortalecimento dos laços entre os dois países”, explicou.
O Fórum é organizado pelo Governo de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).
Confira a programação do evento: www.forumbrasiljapao.com.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24806 | Impressões: 159038 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária