Mato Grosso, Domingo, 11 de Janeiro de 2026     
Novo Portal
Unemat encaminhará estudo sobre proposta de alteração de Lei de criação
PCCS
Unemat encaminhará estudo sobre proposta de alteração de Lei de criação
15/05/2008 14:30:53
por Coordenadoria de Comunicação Social
Comissão discute alteração na Lei 30/93
Comissão discute alteração na Lei 30/93

Comissão da Universidade do Estado de Mato Grosso concluiu nessa quinta-feira (15.05) o estudo da proposta, apresentada pelo Governo do Estado, de alteração da Lei Complementar 30/93, que criou a Unemat. Os profissionais se reunirão nesta sexta-feira (16.05) às 15h00, na Secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec), para dar encaminhamento e discutir possíveis alterações no texto. A expectativa é que na próxima semana o projeto seja encaminhado para a análise da Assembléia Legislativa.

O projeto de Lei foi apresentado na reunião realizada (12.05) entre o Governador Blairo Maggi, secretários, representantes da Assembléia, e sindicatos docente, técnico, acadêmicos e gestores da Unemat para a conclusão das negociações sobre a proposta de alteração do orçamento da Instituição. Escrita por uma equipe composta por deputados, técnicos e procurador de Estado, coordenada pela secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, a minuta tem por objetivo o reajuste e modernização da Lei 30.

Dentro outros pontos, o novo texto define o que é a fundação, finalidades, princípios, organização e traz a inclusão de um Conselho Curador e do Congresso Universitário como órgãos colegiados. Outro ponto tratado, dispõe sobre a alteração do orçamento da Instituição. Além do índice de 4,2% sobre a arrecadação de impostos estaduais como ICMS, IPVA e ITCD, inclui repasses do Governo Federal, somando 1,2% oriundos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Imposto de Produtos Industrializados (IPI).

Para o reitor Taisir Karim, a proposta de modificação do orçamento da Unemat é fundamental para a implementação dos novos Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de professores e funcionários da Universidade do Estado de Mato Grosso a partir de agosto, de acordo com aprovação do Governo, e ainda possibilitará investimentos na estrutura. “A decisão vai garantir o regime de tempo integral para os nossos professores e, com isso, mais qualidade na pesquisa e extensão na Universidade. Ao mesmo tempo em que será possível investir em laboratórios, bibliotecas, política de assistência estudantil, vamos garantir mais condições de trabalho aos docentes e servidores”. 

Encaminhamentos: A Universidade apresentou a proposta de otimização da sua estrutura organizacional, que inclui redução nos cargos de gestão, aumento da carga horária de cada professor para 12h/a semanais e readequação da estrutura curricular dos cursos, reduzindo o número de docentes contratados. “Teremos muito trabalho interno para reorganizar a matriz curricular dos cursos e para enquadrar todos os servidores nos novos PCCS até o mês de agosto”, disse Karim. Na próxima semana os PCCS vão passar por técnicos da SAD para readequação jurídica.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25198 | Impressões: 164552
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada