Neste 15 de outubro, Dia do Professor, Vânia Horner de Almeida, licenciada em Matemática pelo Projeto Parceladas da Unemat em Vila Rica (1.276 Km de Cuiabá), entra para a história educacional de Mato Grosso: vai a São Paulo (SP) receber o prêmio nacional Educadora Nota Dez, conferido pela Revista Nova Escola.
A professora de Matemática, Vânia desenvolveu um estudo sobre a produção de leite local, sustento da maioria dos alunos. A pesquisa foi realizada na comunidade do Projeto Itaporã do Norte (a 25 km de Vila Rica), no período de abril a julho de 2006, juntamente com as turmas de 5ª a 8ª serie da Escola Municipal de Ensino Fundamental Procópio Faria, situada na zona rural.
As atividades começaram com a coleta de dados sobre o gado leiteiro nas suas propriedades. “A maioria dos alunos são filhos de produtores de leite e os que não são têm algum parente que é produtor”, explicou a educadora.
Foram levantadas informações referentes às vacas, como: nome, idade, prenhes, quantidade de leite, raça, vacinação, processo de higiene. E, também, números da produção: gastos, lucros e derivados de leite produzidos na comunidade. “O objetivo desse acompanhamento foi de ensinar os alunos a fazer um controle do gado, melhorando a qualidade e a produção, ao mesmo tempo em que trabalhávamos noções de matemática”.
As atividades contribuíram para integrar diferentes conceitos: produção de textos, criação e resolução de problemas, operações fundamentais, gráficos de barra, setores e de segmento; média, moda e amostra. E também noções de estatísticas, economia, administração da própria propriedade, porcentagem, tabelas, gráficos, razão proporção e operações fundamentais.
Da sala de aula para a realidade local:
Vânia Horner se formou em Licenciatura em Matemática pela Turma de Parceladas da Unemat na semana em que recebeu a notícia: havia sido selecionada como uma das professoras nota dez do Brasil. O projeto foi também o tema de trabalho de conclusão da graduação. “O curso tem uma proposta diferenciada, desde o começo trabalhamos com situações bem concretas, que buscam responder problemas locais”, conta.
Para receber a premiação, a educadora vai embarcar amanhã (09.10) e enfrentará 11 horas de ônibus de Vila Rica a Palmas, em Tocantins, e depois em um avião para São Paulo.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24849 | Impressões: 159036 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária