Mato Grosso, Domingo, 11 de Janeiro de 2026     
Novo Portal
Unemat participa de Assembléia Popular dos Povos Chiquitanos em Porto Esperidião
Unemat participa de Assembléia Popular dos Povos Chiquitanos em Porto Esperidião
25/04/2007 13:13:48
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Estudos Caribenhos e Latinos (NECALCA) participou no último final de semana da 2ª Assembléia Popular de Afirmação dos Povos Chiquitanos que aconteceu em Porto Esperidião. O evento foi promovido pelo Centro de Direitos Humanos com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de diversas entidades civis, ONG´s e órgãos públicos.

O professor mestre João Ivo Puhl, do Departamento de História, lembra que a Unemat participou das discussões e das mesas redondas que visam desenvolver ações junto aos chiquitanos como forma de valorizar a cultura e ainda agilizar os processos de demarcação de território, em especial a regularização fundiária da comunidade de Vila Nova Barbecho, que vive um conflito entre os índios chiquitanos e fazendeiros, no município de Porto Esperidião. Também participaram da assembléia acadêmicos e bolsistas da Unemat.

O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, a maioria de chiquitanos oriundos dos municípios de Cuiabá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e de Porto Esperidião, além de membros de ONG´s, órgãos públicos, e sociedade civil como igreja, centro de direitos humanos, entre outros.

O professor da Unemat lembra que a universidade desenvolve trabalho de extensão e também de pesquisa junto à comunidade chiquitana. O projeto de pesquisa “Fronteira Contemporânea” envolve professores e acadêmicos num trabalho que vai estudar os chiquitanos, os povos de fronteira Brasil/Bolívia, a linguagem e também os impactos das transformações agropecuárias nas comunidades tradicionais.

Entre as ações práticas decididas na Assembléia Popular está a participação e a realização do Encontro Estadual de Mulheres Indígenas de Mato Grosso, na aldeia chiquitana do Portal Encantado, em Porto Esperidião, em junho deste ano, a realização de novos seminários para discutir as problemáticas a fim de propor políticas públicas que assegurem o desenvolvimento de políticas culturais dos chiquitanos.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25211 | Impressões: 164551
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada