Mato Grosso, Domingo, 11 de Janeiro de 2026     
Novo Portal
Unemat participa da campanha de combate ao tráfico de drogas em Cáceres
Unemat participa da campanha de combate ao tráfico de drogas em Cáceres
28/03/2007 14:21:11
por Coordenadoria de Comunicação Social
Governador em exercício e Reitor da Unemat participam do lançamento da Campanha
Governador em exercício e Reitor da Unemat participam do lançamento da Campanha

“Justiça em ação: contra tráfico internacional de drogas em Cáceres e região” é o nome da campanha realizada pela Justiça Federal que busca conscientizar e repreender esta atividade criminosa na região da fronteira. A campanha foi oficialmente lançada ontem à tarde (27.03) na visita do governo do Estado para inauguração de obras da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) no Município.

A iniciativa da Justiça Federal terá duas fases. A primeira etapa da campanha tem foco em educação e prevenção, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição de ensino que atua nesta zona de fronteira Brasil/Bolívia. A Unemat contribui na produção e financiamento de material didático e informativo. São 12 mil folders e 2.400 cartazes com mensagens em Português e Espanhol para serem distribuídos e divulgados em pontos estratégicos da região, inicialmente, por um período de seis meses.

O Reitor da Unemat,Taisir Karim, afirmou que este é o papel da Universidade. “Educação para nós é ir muito além dos muros da faculdade. É estar próximo à população de nosso estado para responder às necessidades e demandas. É uma grande alegria poder contribuir com a experiência que a Instituição acumula nesta região” e lembrou que a Unemat já tem parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para a formação de sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso.

A imensa fronteira seca faz de Cáceres e cidades vizinhas rota importante de no tráfico internacional de drogas. De acordo com a Desembargadora, Assusete Dumont Reis Magalhães, “as populações que vivem à margem de empregos formais, sem formação e informação são facilmente aliciadas para trabalhar no transporte de drogas. Por isso se faz necessária uma presença mais forte do poder judiciário federal nesta área”. A iniciativa busca a conscientização, esclarecendo esses povos para as conseqüências do envolvimento com a atividade.

O governador de Mato Grosso em exercício, Silval Barbosa, afirmou que o combate às drogas é um grande desafio para esta geração de governantes. “O caminho passa pela ação conjunta dos diferentes poderes, federal, estadual, municipal, segmentos da sociedade civil organizada e Universidade. Esta administração vai investir nas ações”.

O deputado federal Pedro Henry afirmou que a Unemat tem um importante papel social na região e o seu fortalecimento traz benefícios para o Estado, pois é uma demanda da população. Para este ano, há previsão de novos investimentos. “Estamos negociando novo convênio para a construção de mais quatro laboratórios em Cáceres e asfaltamento da região no entorno da nova cidade universitária”.

Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pela Desembargadora, Assusete Magalhães. O Juiz Federal autor da idéia, Paulo Cézar Alves Sodré, apresentou a campanha. Estiveram presentes, o Desembargador Federal do Tribunal João Batista Gomes Moreira, o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso, Jeferson Scheneider, o Governador do Estado, em exercício, Silval Barbosa, o Deputado Federal Pedro Henry, o Prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Superintendente da PF em Cuiabá, Daniel de Azevedo, o Reitor da Unemat, Taisir Karin, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em Mato Grosso, Carlos Brito, entre outros representantes.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25196 | Impressões: 164552
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada