Comunidade escolar e sociedade cacerense participam da III Mostra Despertar para a Ciência. O com o tema “Vôo no Pantanal” o evento, que integra a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, é uma parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso( Unemat) em Cáceres e Escola Agrotécnica Federal de Cáceres(EAFC) e está sediado na Cidade Universitária.
A mostra envolve experimentos desenvolvidos por alunos do ensino médio da Escola Agrotécnica e acadêmicos dos cursos de licenciaturas em Matemática, Ciências Biológicas, Computação e bacharelado de Agronomia do Campus da Unemat em Cáceres.
Na manhã de hoje (20), estudantes de 15 escolas públicas e particulares de Cáceres estiveram visitando os estandes do evento. No complexo de salas do Museu de Antropologia, Etnografia, Arqueologia, Paleontologia e Espeleografia da Unemat, acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Computação apresentavam experiências relacionadas aos trabalhos desenvolvidos pela Universidade como projeto de apicultura, hortas, softwares educativos e montagens de computadores e em áreas da genética e das ciências exatas. “São experiências simples. A intenção é desperta a curiosidade dos visitantes”, relatou Anderson Amaral, chefe do departamento de Agronomia da Unemat em Cáceres, explicando o enfoque que foi dado as atividades.De acordo com o professor, o evento cumpre com o seu objetivo,despertar o interesse científico. “O objetivo é atrair os jovens para a Ciência”, explicou o docente.
Para o professor Romeu Northfleet Júnior, chefe do Departamento de Licenciatura em Computação do campus de Cáceres, o evento é uma oportunidade para que o público estudantil conheça o trabalho desenvolvido pela Universidade.
No Centro de Estudo e Investigação da Ciência , experimentos no campo da termodinâmica, eletro física, ilusão ótica e robótica chamaram atenção dos visitantes que só no período da manhã totalizavam cerca de mil pessoas. “São experiências que os estudantes aprendem em teorias nas escolas e que hoje eles podem ter contato na prática”, explicou Wellington Martins, acadêmico de Computação da Unemat que auxiliou nos trabalhos de apresentação dos equipamentos do Centro de Ciências.O Planetário Móvel, instalado no centro de estudo foi uma das atrações da Mostra.
Para Marcilene Cristina Gomes Maluf, diretora do departamento de desenvolvimento institucional da EAFC o evento atingiu o seu objetivo que é difundir o conhecimento técnico-científico às comunidades escolares de I e II Graus e Ensino Superior, como forma de incentivar os alunos para o desenvolvimento da cultura científica e tecnológico. “O público está participando, interagindo com as experiências”, disse a diretora que apontou como fator de grande importância para o sucesso da mostra as parcerias e a participação e envolvimento dos alunos, professores e funcionários das instituições.
De acordo com a diretora estão sendo apresentados 36 trabalhos foram apresentados desenvolvidos pelos alunos da Escola Agrotécnica sob a orientação de seus professores, todos relacionados aos oito cursos desenvolvidos pela escola.
O evento termina neste sábado(21)
Elaine Tortorelli/Assecom- Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24846 | Impressões: 159035 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária