A emoção marcou a primeira colação de grau de professores índios em uma universidade específica e diferenciada da América Latina, que ocorreu nesta terça-feira (06) no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá. Na oportunidade 186 índios de 36 etnias diferentes e 26 línguas faladas receberam o diploma de nível superior nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Matemática e da Natureza e Línguas, Arte e Literatura.
A formatura dessa primeira turma foi considerada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes como um marco para a política indigenista no país. “Com esse evento estamos marcando uma reconciliação da sociedade indígena e a sociedade brasileira pela educação”, afirma.
O reitor da Unemat, Taisir Karim, conferiu o grau aos formandos utilizando um capelo indígena e não o capelo tradicional. O deputado federal Carlos Abicalil lembrou que a utilização do capelo usado na cerimônia demonstra o respeito para com a cultura ancestral dos indígenas.
Taisir Karim lembrou que a agora os índios que concluem o curso superior são filhos da Unemat e vão estar representando a universidade em todo o país. “Vocês ensinaram a Academia a perceber outros olhares, e mostrou que é possível a uma universidade pública desenvolver políticas afirmativas que servem de referência para o Brasil como a Universidade para índios, cotas para negros e ofertar um curso de agronomia para assentados da Reforma Agrária, porque estamos fazendo isso”.
O governador Blairo Maggi, reafirmou que o seu governo tem compromisso e respeito aos povos indígenas com a continuidade do projeto do Terceiro Grau que no ano passado iniciou uma segunda turma e que deve abrir concurso vestibular diferenciado para ingresso da terceira turma de professores indígenas ainda esse ano, além da abertura de concurso público para a rede estadual de educação específica para professores indígenas.
Durante a cerimônia o coordenador do Projeto Terceiro Grau Indígena, professor doutor Elias Januário, foi homenageado pelos acadêmicos e foi batizado com liderança bororo, e também foram apresentadas danças e ritos de diferentes etnias.
Lygia Lima - Assessoria Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24824 | Impressões: 159035 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária