“Durante mais de 30 anos acompanhei a luta pelos nossos direitos. Agora estou vendo a concretização dessa luta’, foi assim que Nelson Fernandes,o Saracura Pataxó,(69) definiu a primeira formatura na América Latina de professores indígenas em nível de graduação em curso específico e diferenciado.
Liderança da comunidade de Coroa Vermelha localizada no município de Cabrália , na Bahia, Saracura Pataxó, como gosta de ser chamado, enfrentou uma viagem de 5h00 de avião para acompanhar a formatura de um dos acadêmicos do Terceiro Grau Indígena, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Educação(Seduc),Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia(Secitec) e Governo Federal, representado pela Fundação Nacional do Índio(Funai) e a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. “Fui chamado como convidado de honra”, declarou Saracura que teve sua experiência de liderança registrada por meio do trabalho de final de curso do licenciando em ciências sociais pelo Projeto, Jerry Adriane Santos Neto.“A escolha de Saracura para a pesquisa se deu pelo fato de ser um dos últimos líderes com formação tradicional”,explicou Jerry
A cerimônia de colação de grau esta marcada para as 9h00 desta terça-feira(06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.A programação da formatura teve início nesta tarde com a peça teatral apresentada pelo cantor e ator Edmilson Maciel. Em estilo musical a peça contou a história do povo mato-grossense por meio versos, causos.
Elaine Tortorelli
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24832 | Impressões: 159035 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária