A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) desenvolveu um aplicativo para o controle da cobertura vacinal da Covid 19 em Cáceres. O aplicativo foi desenvolvido por meio do Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) e financiado por uma empresa privada (Seeg Fibras) e entregue a Prefeitura Municipal de Cáceres sem qualquer custo.
O aplicativo desenvolvido por professores e acadêmicos da Unemat permite que o cidadão realize os pré-cadastros para vacinação, além de permitir que a equipe gestora do programa de saúde do município gerencie e controle as aplicações da vacina, os lotes, faça agendamentos conforme os grupos prioritários e comorbidades, além de permitir em tempo real acompanhar dados estatísticos do processo de vacinação na cidade.
O professor Robson Gomes de Melo, que é coordenador do projeto “Solução Tecnológica para gestão da vacinação contra Covic 19 nos municípios” que está em desenvolvimento na Unemat por meio do Risc no câmpus de Cáceres explica que o aplicativo sistema covid é fruto desse projeto, que conta com a participação ativa de acadêmicos.
“No caso do Cáceres nós estávamos acompanhando o processo de pré-cadastro da população e percebemos que ocorria aglomeração, então chamamos os alunos, apresentamos o problema, discutimos soluções e então com a ideia formalizada, partimos para a busca de financiamento. Com a parceria estabelecida com a Seeg Fibras, construímos a solução tecnológica e apresentamos para a Prefeitura Municipal que a recebeu e já vem utilizando a mesma. Graças a essa parceria entre a Unemat e a empresa privada pudemos entregar o aplicativo sem qualquer custo para o poder público municipal. Nosso objetivo é contribuir com a sociedade e enriquecer o conhecimento e as competências dos nossos acadêmicos”, afirmou, o professor.
Em Cáceres todo o pré-cadastro para a vacinação é feita a partir desse aplicativo. Com ele, a pessoa se cadastra, preenche os dados, tira a foto pessoal e também dos documentos necessários para comprovar grupos prioritários e documentação a fim de evitar fraudes. Além disso, a equipe de gestão da saúde filtra os cadastros já realizados no aplicativo por grupos prioritários, faixa etária, comorbidades.
“Uma facilidade do aplicativo é que uma só pessoa pode cadastrar todos os membros da família, uma vez que não é necessário criar uma conta específica para fazer o cadastro. Dessa forma é possível agilizar o atendimento e também o acompanhamento dos passos seguintes como data de vacinação da primeira e segunda dose. A população em geral, e também os gestores também tem acesso, por meio do aplicativo sobre os dados e a situação da vacinação no município”, explica Robson.
A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, agradeceu a Unemat e a empresa Seeg Fibras pelo aplicativo e afirmou: “Agradeço pela criação do aplicativo, que vai agilizar o trabalho da equipe da Vigilância e também oferecer menos risco do contágio da doença. Logo após o cadastro a pessoa cadastrada deve aguardar que a equipe vai começar a chamar para que venha até o local mais próximo da sua casa para se vacinarem”, finalizou a Prefeita, pedindo para que as pessoas continuem com todos os cuidados necessário para evitar a contaminação.
Os moradores de Cáceres que desejarem fazer o pré-cadastro para a vacina deve entrar no link: https://sistemacovid.com.br/caceres/home e seguir o passo a passo do aplicativo.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 27030 | Impressões: 158669 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária