O Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDH) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a 3ª edição da Mostra de Trabalhos sobre Mulheres, no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. O evento ocorreu entre a última quinta-feira (5) e sábado (7), e contou com o apoio da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
A Mostra contou com 559 pessoas inscritas e 78 trabalhos. Um dos objetivos do evento é divulgar e, ao mesmo tempo, qualificar trabalhos que apresentam questões sobre os assuntos que atravessam a condição de ser mulher. Nessa edição também foram qualificados trabalhos para a edição 2020do Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (Abeh).
Os debates foram conduzidos por representantes de mulheres, estudantes, negras, camponesas, LGBT, indígenas, bem como por aquelas que ocupam posições de lideranças em instituições públicas e organizações políticas e sociais. Simultaneamente às atividades acadêmicas, ocorreu uma feira de exposições de produtos oriundos de empreendimentos coletivos de mulheres. Também marcou a Mostra a apresentação da performance ‘Curantis’, apresentada pelo Teatro Plenilúnio, uma peça que debate as questões sobre violência de gênero.
“O evento tem se constituído em um lugar onde ecoam as vozes da diversidade de mulheres que lutam pelos direitos, pela democracia e pela vida. Soma e agrega os diversos setores de mulheres organizados no estado de Mato Grosso”, disse a secretária-geral da Seccional de Cáceres da Adunemat e uma das organizadoras do evento, Giulianna Zilocchi Miguel. “Na atual conjuntura política observada tanto no cenário nacional como mundial, onde os direitos do povo vêm sendo retirados sistematicamente dia após dia, é importante compreender de que forma a violência se instaura e reflete na vida das mulheres, a fim de que possamos combatê-la”, disse Giulianna.
Representatividade feminina
Além da participação de várias pessoas da comunidade acadêmica, o evento também contou com a presença de mulheres do Coletivo de Mulheres Negras, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Cáceres, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do movimentos de camponesas, e delegações de outros municípios, como Juara e Tangará da Serra.
Também estiveram presentes lideranças políticas como a vice-reitora da Unemat, Nilce Maria da Silva, e a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias.
Representatividade feminina e indígena
Também houve a participação das indígenas do povo Munduruku, Cezarina Krey Leite Tukumã e Maria Valdenize Saú Munduruku, ambas do curso de Pedagogia Intercultural; e as indígenas do povo Kawaiweté, Dineva Maria Kayabi, formada em Pedagogia Intercultural pela Unemat, e Raquel Sirajup, do curso de Licenciaturas Indígenas.
As quatro são do câmpus da Unemat em Barra do Bugres e participam do projeto ‘Ciranda de mulheres: Educação, saúde e movimento indígena’, coordenado pela professora Waldinéia de Alcântara Ferreira.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24862 | Impressões: 158672 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária