A professora Shaiana Vilella Hartwig da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) defendeu a primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Instituição. A tese intitulada “Fatores meteorológicos e as alterações na pressão arterial e laboratorial dos pacientes em hemodiálise no Pantanal Mato-Grossense” foi orientada pela professora Eliane Ignotti, doutora em Saúde Pública e coorientada pela professora Beatriz Fátima Alves de Oliveira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Shaiana é egressa da Instituição, enfermeira nefrologista, professora do curso de Enfermagem da Unemat e membro do projeto Mudanças Climáticas e Saúde Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após ter trabalhado durante oito anos no Centro de Tratamento do Rim, em Cáceres, Shaiana aliou, desde o mestrado, sua área de atuação com a do PPGCA. Durante a revisão bibliográfica, que fez para a sua tese de doutorado, Shaiana descobriu que não havia quantificação do efeito da temperatura sobre a pressão arterial dos pacientes renais crônicos, em tratamento com hemodiálise. A partir de seus estudos, a pesquisadora concluiu sua tese determinando o efeito da temperatura ambiente sobre a pressão arterial de pacientes em hemodiálise.
A atividade acadêmica também foi prestigiada pela coordenadora e vice-coordenadora do PPGCA, professoras Áurea Regina Alves Ingácio e Maria Antônia Carniello, pelos professores, também do programa, Antonio Francisco Malheiros, Eliane Ignotti e Ernandes Sobreira Oliveira Júnior, pelos professores do curso de Medicina, Alcione Lescano Júnior e do curso de Enfermagem Bianca Teshima, pelo presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do PPGCA da Unemat, Flávio Bezerra Barros e a professora Amanda Cristina de Souza Andrade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participaram da banca, além dos professores Malheiros e Ignotti, os professores Luiz César Nazário Scala da UFMT, Ludmilla da Silva Viana Jacobson da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a professora Sandra de Souza Hacon da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24897 | Impressões: 158671 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária