As inscrições para concorrer ao Programa Centelha - MT, de estímulo ao empreendedorismo e à inovação, foram abertas nesta quinta-feira (10) e seguem até 18 de novembro. As ideias inovadoras selecionadas receberão suporte profissional e técnico com orientações para o seu desenvolvimento.
Os 28 projetos selecionados receberão capacitações, suporte para transformar ideias em negócios de sucesso e apoio econômico de R$ 60 mil (não reembolsáveis) para abrir uma empresa e lançar o produto em Mato Grosso. Para participar do programa, o interessado deve possuir CPF, ter mais de 18 anos e morar no Estado de Mato Grosso. As inscrições podem ser feitas pelo site www.centelha.gov.br/mt.
O lançamento da Chamada Pública foi realizado na quarta-feira (9) pelo governador Mauro Mendes, em dois atos. O primeiro pela manhã em seu gabinete, com a participação do reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Zanin, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva. O segundo, aconteceu durante o Fórum de Empreendedorismo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Tangará da Serra, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Anderson Miranda, e, novamente, do presidente da Fapemat e de representantes de instituições ligadas à área de pesquisa.
Desde junho, a Unemat vem fazendo um trabalho de divulgação do Centelha junto aos seus alunos, professores e técnicos com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a criação de novas empresas em Mato Grosso e de promover network entre os atores desse processo.
O Centelha tem cidades polos em Mato Grosso e, em todas elas, conta com a presença de Instituições de Ensino Superior (IES), como a Unemat e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A Unemat é uma das IES apoiadoras do Programa Centelha, em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secitec). A Fundação é agente descentralizado do Programa em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), fomentadora do Centelha.
O projeto Centelha é uma parceria entre as agências de fomento dos governos federal e estadual, que prevê o aporte de recursos a fim de fomentar ideias e projetos inovadores, que estimulem o empreendedorismo no país.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24891 | Impressões: 158670 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária