A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou nesta quarta-feira (11) a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), no Centro Cultural de Tangará da Serra. Ontem (12), uma oficina de trabalho foi realizada com os coordenadores e servidores da Atenção Primária e alunos do estágio supervisionado do curso de Enfermagem da Unemat.
A Carteira de Serviços é um instrumento que define os serviços disponíveis, apresenta os compromissos, pactuações e expectativas nas práticas de atenção, o que permite explicitar aos gestores, profissionais e usuários o elenco de serviços e a organização do nível de atenção.
O uso da carteira de serviços é uma prática inovadora que começa a ser utilizada no Brasil, havendo experiências em municípios como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Natal, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Tangará da Serra é o primeiro município de Mato Grosso e do Centro-Oeste a construir a sua versão. Espelhada nas publicações nacionais, a versão tangaraense também inclui inovações em conteúdos para a prática cotidiana das equipes de saúde.
A Carteira de Serviços de Tangará é resultado de duas pesquisas realizadas pelo Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (Esqualos) da Unemat. As pesquisas ‘Perfil profissional da Atenção Primária à Saúde’ e ‘Avaliação da organização do processo de trabalho e da atenção integral em Unidades de Saúde de Tangará da Serra’ resultaram em proposta à gestão municipal de Saúde para organizar uma Carteira de Serviços.
De acordo com o coordenador do Esqualos, Josué Gleriano, o documento é fruto de um trabalho coletivo, estruturado por meio da pesquisa e extensão e que aproxima a teoria da prática. “É uma das estratégias para fortalecer e qualificar a gestão em Saúde, mas também oportunizar processos de reflexão sobre as práticas dos servidores”, disse Josué. “A Carteira incorpora possibilidades para qualificar o cuidado”, explica o coordenador.
O documento foi elaborado por profissionais da Unemat, da gestão municipal e dos serviços de atenção primária nos anos de 2017 e 2018. A versão preliminar foi submetida a consulta pública aberta a todos os profissionais de saúde do município.
A programação da quinta-feira (12) contou com palestra da professora Lucieli Dias Pedreschi Chaves, do curso de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), que coordenou o processo de revisão externa da Carteira de Serviços. Doutora, mestra e graduada em Enfermagem pela USP, Lucieli abordou a Carteira de Serviços para a Gestão do Cuidado. Além da palestra, grupos de trabalho discutiram estratégias de implementação da Carteira de Serviços para as ações a serem desenvolvidas ainda nesse semestre.
Além de funcionários e alunos da Universidade, o lançamento contou com a presença do prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira; da secretária municipal de Saúde, Dienifer Magalhães Feix; do presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Quintão; do diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Tangará da Serra, Raimundo França; da coordenadora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, Sônia Regina Andrade; do diretor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres; além dos representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Luiz Fernando Falcão, e do Núcleo Técnico Científico Telessaúde MT, Fábio José da Silva.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24882 | Impressões: 158669 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária