Com o objetivo de dar continuidade a política de qualificação docente a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat por meio de convênio firmado com a Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, realiza pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Professores dos Câmpus de Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Sinop fazem parte do doutorado que terá início no próximo mês de agosto.
Proporcionado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso (Fapemat) o programa envolve outras instituições de ensino, oferecendo vagas a Fundação Estadual do Meio Ambiente, FEMA, Centro Federal de Educação Tecnológica ( Cefet/ MT ) Escola Agro técnica Federal ( Cáceres), Unic e Univag.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat , Laudemir Zart, este modelo de doutorado permite acelerar o processo de capacitação além de marcar a presença da Universidade em centros de excelência em educação. Ele explica que doutores da Unemat e do IBAMA/MS foram credenciados ao programa e farão parte da equipe de orientadores da UFScar como professores visitantes.
Carolina Joana, doutora em Ecologia e coordenadora acadêmica do projeto na Unemat é a docente da Instituição que foi credenciada na UFScar. A pesquisadora aponta como ganhos do programa além da capacitação de quadros, o fortalecimento da estrutura de pesquisa na Unemat e a fundamentação para oferta do mestrado Institucional. “Esse convênio vai fortalecer a consolidação de nossos grupos de pesquisas. A medida que nossos professores estão sendo qualificados, nós estamos organizando a estrutura para a oferta de mestrado”, afirma Joana
A definição do rol de disciplinas do programa foi discutida em conjunto com a Unemat e traçada de acordo com as necessidades e demandas da Instituição e do estado. As aulas realizadas no Campus Jane Vanini, em Cáceres terão inicio na primeira quinzena de agosto com a disciplina Ecologia de Ecossistemas.
Ciência
Como estímulo ao avanço científico em Mato Grosso o governo do estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso, Fapemat promoveu na semana passada o encontro da Comissão de Pós-graduação de MT, reunindo todas as instituições de ensino do estado.
O objetivo da comissão é promover a qualificação dos pesquisadores e profissionais do ensino superior.
A Unemat representada pelo pró-reitor de Pesquisa e pós-graduação, Laudemir Zart, a doutora Carolina Joana e o coordenador de Pós-graduação stricto sensu, Alceu Zóia vem participando das discussões de fomento a elaborações de projetos de doutorados e mestrados, de acordo com a realidade e carências regionais.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24794 | Impressões: 158867 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária