O lançamento do projeto do governo federal “Esporte e Lazer da Cidade” em Tangará da Serra marcou na manhã de hoje (21.04) a continuidade das comemorações dos 10 anos de atuação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat no município. Em cerimônia presidida pelo vice-reitor, Almir Arantes em conjunto com a coordenadora regional do Campus de Tangará da Serra, Ivanete Parzianello, o projeto foi apresentado pelo Secretário Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, Lino Castellani à comunidade tangaraense e a autoridades políticas e membros do poder legislativo federal, estadual e municipal.
Executado pela Unemat, o projeto ampliará as ações que a Instituição já desenvolve no âmbito do esporte e lazer no município por meio de propostas extensionistas como a que trabalha “Os diferentes aspectos culturais como Instrumentos Construtores da cidadania-da adolescência a 3ª idade".( leia na matéria abaixo). Atendendo a 50 adolescentes de escolas municipais e um grupo da terceira idade composto por 20 idosos, a Unemat, com o apoio do Lions Clube e da Prefeitura promove a socialização e a integração de jovens carentes e idosos na sociedade por meio da inclusão digital e de atividades esportivas e artísticas que visam a recuperação da auto-estima.
Segundo a coordenadora regional do campus, a parceria com o Ministério dos Esportes, viabilizada financeiramente por meio de emenda individual do deputado federal, Carlos Abicalil, possibilita a ampliação do atendimento a comunidade. “Vamos garantir a ampliação do atendimento, desenvolvendo trabalhos com público de todas as faixas etárias” afirma Ivanete.
Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda o projeto desenvolvido no Campus de Tangará da Serra, assim como outros 129 executados em todos os Câmpusda Instituição, no âmbito da promoção cultural, esportiva e de lazer está inserido no propósito de comprometimento social que rege as ações da Unemat sendo baseado nas necessidades e contexto regional.
Esporte e Lazer da cidade
O projeto do governo federal tem como objetivo garantir e ampliar o acesso ao esporte recreativo e ao lazer, desenvolvendo um conjunto de ações em parceria com o poder público municipal, estatal e movimentos organizados da sociedade civil, pautadas no projeto social esportivo e de desenvolvimento cientifico e tecnológico.
Segundo o secretario Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, Lino Castellani a parceria com a Unemat vai fortalecer o programa por possibilitar mecanismos de avaliação do projeto.
“A presença do projeto em Tangará da Serra, por meio da Unemat ganha um significado particular por que nos permite saber que a Universidade além de oferecer quadros para que o projeto seja executado vai também está preocupada em construir mecanismos de avaliação do projeto. O que é fundamental para que a gente possa melhorá-lo ainda mais, dar mais consistência para que ele possa atingir de forma mais tranqüila os objetivos a que se propõe”, assinala Castellani pontuando ainda, o papel da Instituição como organismo que produz conhecimentos a partir de sua interação com a comunidade.
“A idéia de extensão ganha da Universidade um sentido fundamental. A extensão é que permite um diálogo mais contínuo, rápido e objetivo com a comunidade . E esse contato com a realidade é fundamental para alimentar as idéias de pesquisas e ensino, orientar o trabalho em sala de aula, e retroalimentar a forma de aproximação com a população local. Esse projeto pode servir como um dos eixo articulador de tudo isso. “ conclui.
Mais informações
Projeto oferta inclusão digital para jovens e idososAtividades estão voltadas para recuperação da auto-estima e conquista da cidadania
Para os jovens a experiência surge como uma alternativa de qualificação para o mercado de trabalho, já para as pessoas da terceira idade a proposta vem como um incentivo para vencer os obstáculos que as separam da sociedade tecnológica e informatizada. Duas gerações distintas unidas pela oportunidade de desmistificar o aprendizado da informática.
Esta é a essência do projeto "Os Diferentes Aspectos Culturais como Instrumentos Construtores da Cidadania - da Adolescência à Melhor Idade", realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, em parceria com o Lions Club e Prefeitura Municipal, que além de oferecer o curso básico de informática, desenvolve também atividades artísticas e esportivas.
O projeto começou a ser elaborado em 2001. Atualmente ele atende 70 pessoas, sendo 50 adolescentes de 10 a 14 anos, alunos das escolas públicas. Os jovens são provenientes de um bairro periférico do município de Tangará da Serra, situado a 242 Km de Cuiabá. Já o público da terceira idade totaliza 20 participantes. Estes são oriundos do Lar do Idoso e da Secretaria de Assistência Social.
O objetivo é a recuperação da auto-estima a partir da inclusão digital, baseado nos princípios do ser capaz e na valorização dos conhecimentos prévios dos participantes, promovendo assim, a inclusão de jovens carentes e idosos na sociedade.
As atividades são realizadas no campus universitário da Unemat em Tangará da Serra. Para auxiliar a execução desses trabalhos, uma equipe multidisciplinar, composta por docentes e bolsistas da Universidade, se esforça para oferecer aos participantes, além de informações acerca do universo tecnológico, oficinas de teatro, coral, artes plásticas e práticas desportivas.
Para a garantia do bom andamento do projeto, é exigida, dos adolescentes, a freqüência escolar, que surge como um mecanismo de incentivo ao desenvolvimento educacional.´>
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24833 | Impressões: 158867 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária