A Universidade do Estado de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (29) o 1º Encontro de Formação sobre Fundações de Apoio as Universidades (Enffau), direcionado aos gestores da Instituição e contou com a presença do secretário Ciro Gonçalves, da Controladoria Geral do Estado.
O evento promovido pela Reitoria da Unemat teve como palestrantes o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies) e diretor executivo da Fundação Coopetec (Coodenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos), Fernando Otávio de Freitas Pelegrino e o assessor jurídico da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), João Batista Tavares.
A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, lembrou que o objetivo dessa primeira capacitação é propiciar que os gestores da Unemat, em cada um dos seus câmpus, possam compreender o papel das fundações de apoio às universidades no contexto brasileiro. “A partir dessa compreensão será possível aos gestores usufruir dos benefícios em prol da melhoria dos procedimentos, dando maior celeridade nas ações, e vencendo aos poucos, a burocracia que nos emperra”, afirmou.
O secretário de estado, Ciro Gonçalves, parabenizou a iniciativa da Universidade em estudar e aprimorar os procedimentos. “Nossa presença nesse evento não é meramente protocolar, estamos aqui nos solidarizando com a Universidade. Esse é o momento de fazer do limão uma limonada, pois é importante ter planos de trocas, de aprendizado”, afirmou.
A reitora afirmou ainda que esse é somente o primeiro de outros encontros de formação que serão realizados. “Profissionalizar é condição para resguardar nosso trabalho e com isso possamos oferecer uma fundação com muito mais credibilidade”, diz Ana Di Renzo.
O vice-reitor Ariel Lopes Torres, destacou o papel social que as fundações tem. “Hoje a Unemat está presente em 42 municípios e em muitas dessas cidades a Unemat só pode oferecer cursos porque temos convênios com as prefeituras e esses convênios são operacionalizados por meio da nossa fundação. Então as fundações tem um papel de transformação social”, avalia.
O atual diretor da Faespe (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual), Valter Gustavo Danzer lembrou os desafios de gerir a Fundação com transparência. “Nosso objetivo é melhorar os procedimentos internos e contribuir com o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade”.
O encontro de formação abordou temas como: “Gestão de Fundações e Arcabouço Jurídico”, “Gestão de projetos, controle e acompanhamento” e “Captação de recursos – possibilidades e desafios”.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24826 | Impressões: 158669 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária