O grupo de pesquisa que compõe o Ateliê de Imagem e Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realiza todas as terças-feiras sessões com os professores da Rede de Ensino de Cáceres de Cineclube para debater o tema ‘diferença’. O projeto, coordenado pela professora Maritza Maldonado, é realizado desde o primeiro semestre de 2016.
De acordo com a coordenadora do projeto, que leva o nome ‘Cinema, infâncias e diferenças: Problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo’, o intuito maior é problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos educadores pensarem de forma diferente aquilo que vem sendo pensado e praticado na educação escolar. “A cada sessão são apresentados filmes que proporcionam questionamentos ao pensamento hegemônico e, a partir desses, inicia-se a conversa entre os participantes”, explica Maritza.
O primeiro cineclube aconteceu no primeiro semestre de 2016, e abordou a temática ‘infâncias’. Para o segundo semestre, elegeu-se o tema ‘Diferença: Gênero, sexualidade e deficiências’. Na etapa que se encerrou em dezembro de 2016, os filmes focaram a questão de gênero e sexualidade, dando ênfase à homossexualidade e como os educadores têm lidado com essa temática na prática. A nova etapa, que teve início em janeiro de 2017, aborda as deficiências, e tem coletado potentes narrativas dos professores sobre o cotidiano junto a alunos que apresentam alguma necessidade, seja física, seja mental.
A coordenadora do grupo garante que, para os professores participantes, o Cineclube tem sido um espaço de encontros, intercessões, acontecimentos. “Através dos filmes e dos debates, eles podem rever conceitos, ações e metodologias dentro da sala de aula, pois, ao compartilharem suas angústias e práticas com outros docentes, conseguem visualizar outras formas de atuação”, explica a professora.
A preparação das sessões acontece durante reuniões do grupo de pesquisa, realizadas nas quintas-feiras pela manhã, na sede do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unemat, no Câmpus Jane Vanini, em Cáceres. Nas reuniões, são debatidos os vídeos e as concepções teóricas que propiciam o tipo de análise de tudo que é reunido durante os Cineclubes. “O pensamento pós-estruturalista é o fio condutor da atuação do grupo, tendo como interlocutores principais Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Sílvio Gallo, Rodrigo Guéron e os estudos dos cotidianos, conversando com Nilda Alves, Inês Barbosa Oliveira, Carlos Eduardo Ferraço”, afirma Maritza.
O Cineclube acontece toda as terças-feiras, na Câmara Municipal de Vereadores de Cáceres, das 19 às 22 horas e a entrada é gratuita. Maiores informações podem ser obtidas no endereço www.imagemeducacao.wordpress.com
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24861 | Impressões: 158669 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária