Como parte da programação especial da Consciência Negra, o Cineclube Zumbis exibirá 'Branco sai, preto fica', de 2015.
Morador da Ceilândia, periferia de Brasília, o diretor Adirley Queirós adentra o espectador em um filme-explosão, que escancara uma vida de quase cárcere, própria de uma massa negra que sofre com a exclusão, o racismo e, especificamente, com a violência policial no Brasil.
Tem como ponto de partida uma história real e traumática: a invasão de um baile black na Ceilândia, ocorrida na década de 80, por policiais racistas e territorialistas da Capital Federal. Enquanto um cavalo da polícia passa por cima de Chokito, arrancando-lhe uma das pernas, tiros, correria e consumação imobilizam as pernas de Marquim.
Misturando os gêneros de documentário, ficção e drama, o filme vagueia entre três tempos estruturais: o passado, retratado pelas memórias do acontecimento repressivo, o presente amputado e o futuro fabulatório que alude a uma esperança de ressarcimento do Estado com o povo marginalizado.
Maiores informações podem ser obtidas na página do evento do Facebook, clicando aqui.
A sessão dura 1 hora e 35 minutos e acontece no Câmpus da Unemat em Sinop. A entrada é gratuita.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24799 | Impressões: 158669 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária