O programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou o III Encontro do programa no polo regional de Sinop nos dias 18, 19 e 20 de novembro com a presença da reitora da Universidade Ana Di Renzo. Sinop recebeu os bolsistas de Alta Floresta, Colíder e Juara, além de Pontes e Lacerda e Alto Araguaia. No polo de Barra do Bugres as atividades foram desenvolvidas nos dias 21, 22 e 23 de outubro e no de Nova Xavantina no período de 04 a 06 de novembro.
“O diferencial do programa Focco é a forte preocupação que as pessoas envolvidas têm com o outro. Isso desperta o sentimento de pertencimento na Instituição e, consequentemente, promove maior envolvimento com a própria formação." afirmou a reitora. Em razão dos resultados positivos em relação a permanência de acadêmicos na Unemat Ana Di Renzo irá avaliar a possibilidade do aumento do número de bolsas para a próxima seleção do programa que ocorrerá em maio de 2017.
Destaque entre as atividades desenvolvidas durante o evento a oficina História de Vida contou com a participação da professora Claudete Inês Scroczyki, que socializou fatos pessoais como a alegria de fazer parte da Unemat há 30 anos.
De acordo com a coordenadora Geral do Focco, professora Renata Cintra “participar das três formações do Focco foi fundamental para certificarmos o quão é importante socializarmos as experiências que acontecem em cada câmpus, pois, nesses momentos os acadêmicos e coordenadores além de trocarem experiências também tiveram a oportunidade de apresentar proposições para continuidade do programa na Unemat”.
Atualmente, o programa Focco conta com 90 acadêmicos bolsistas, que atuam como articuladores das células, composta de acadêmicos, com o intuito de estudar e desenvolver trabalhos sociais e artísticos, entre outros, com o propósito de estimular a permanência dos alunos na Universidade. Os principais objetivos do Focco, implantado há três anos na Unemat, pela professora Ana Di Renzo, atual reitora da Instituição, são o de evitar a evasão e as reprovações. Os bolsistas desenvolvem esse trabalho com a orientação de um professor coordenador Local.
Além da coordenadora Geral, Renata Cintra, os professores coordenadores Local Angela Ester M. Centenaro, Silvio Granja, Sandra Strawb, Adriana Resende, Howenda Nibetad Baganha, Angela Aparecida de Deus, Marcelo Leandro Holzschuh, Junio Martinez, os diretores dos câmpus de Sinop Marion Machado, e de Juara Gildete Evangelista, e a palestrante Jéssica Silva do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE) também participaram do Encontro.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24791 | Impressões: 158669 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária