Na última terça-feira (04.10) foi realizada a aula inaugural do curso de Direito ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por meio do Núcleo Pedagógico do município de Aripuanã. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos com a presença da reitora da Unemat, Ana Di Renzo, professores e técnicos da Universidade, autoridades municipais e os acadêmicos.
A realização do curso de Direito, que está veiculado ao Câmpus Universitário do Médio Araguaia, foi viabilizada pelo convênio firmado entre a Unemat e a prefeitura por meio do Programa Parceladas que atenderá 100 alunos, divididos em duas turmas: Matutino e Noturno.
Ana Di Renzo lembrou que o curso de Direito "chegou até nós, através de um pedido da comunidade, e essa é uma oportunidade de alterar a vida das pessoas contribuindo com o futuro delas". Disse ainda que outras parcerias, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) serão trabalhadas. A ideia é de que em agosto de 2017 sejam iniciadas as turmas de Turismo e Ciências Contábeis.
Esta é a segunda vez que a Unemat oferta um curso por meio do Programa Parceladas em Aripuanã. Em 2008, 50 alunos tiveram a oportunidade de cursar Administração com ênfase em Empreendedorismo e mais 50 com ênfase em Agronegócio. Atualmente, no Polo da UAB presente no município são ofertados também pela Unemat os cursos de Pedagogia e Letras/Inglês.
Participaram do evento o delegado da Polícia Civil, Vinícius de Assis Nazário, egresso da Unemat; juiz de Direito da comarca de Aripuanã, Victor Lima Pinto Coelho; promotor de Justiça, Luis Alexandre Lima Lentisco; representante da subsessão da OAB, advogado José Alexandre Rubio de Souza; e o coordenador Pedagógico dos cursos da Área de Ciências Jurídicas vinculados à Faculdade Multidisciplinar do Câmpus Universitário do Médio Araguaia/Unemat, professor Éverton Neves dos Santos.
Cidadão Aripuanense - Na mesma data a reitora participou de sessão solene da Câmara Municipal da cidade que concedeu a ela e também ao vice-reitor, Ariel Lopes, o título de cidadão honorário aripuanense.
A honraria conferida aos reitores foi proposta pelos 11 vereadores da casa legislativa em reconhecimento ao empenho dos representantes da Unemat em tornar realidade o Núcleo Pedagógico da Instituição com a oferta do curso de Direito no município que tem cerca de 18 mil habitantes.
Na solenidade Ana Di Renzo falou da alegria de poder proporcionar, por meio da Unemat, essa oportunidade educacional há muito ansiada pela população de Aripuanã que vislumbra a profissionalização de seus filhos sem sair de casa e a valorização do mercado de trabalho da região.
Durante a sessão o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, professor Francisco Lledo, recebeu a placa de homenagem do vice-reitor.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24887 | Impressões: 158671 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária