Professores e alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso (Facis/Unemat) estiveram em Araputanga no dias 28 e 30 de junho e em Campo Verde entre 14 e 19 de julho, avaliando os atletas participantes da fase estadual da Edição 2016 dos Jogos da Juventude. O projeto é inédito no Estado de Mato Grosso. Participam professores e alunos do curso de Educação Física e Medicina da Unemat. Foram avaliados 1.300 jovens atletas, com idades entre 12 e 17 anos, de esportes individuais (atletismo e lutas) e esportes coletivos (handebol, voleibol, handebol e futsal), nas categorias masculinas e femininas.
Intitulado ‘O contexto, a experiência e desenvolvimento positivo de jovens no esporte: Estudo com atletas mato-grossenses participantes dos Jogos da Juventude’, o projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape), coordenado pelo professor Riller Silva Reverdito, em parceria com a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Sael) e a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O objetivo é investigar a experiência no esporte dos jovens participantes da fase final dos Jogos da Juventude do Estado de Mato Grosso e estabelecer o perfil dos jovens atletas do Estado, indo das dimensões antropométricas, como crescimento e aptidão física, às psicossociais. Consiste em um projeto inédito no Mato Grosso e fundamental para o desenvolvimento e promoção do esporte para os jovens no Estado, considerando as diferenças regionais e demandas formativas. Os resultados serão compartilhados com treinadores, atletas, gestores do esporte e comunidade científica. A possibilidade de fazer o acompanhamento desses jovens no esporte ao longo da sua trajetória escolar torna este projeto inédito no Brasil, o que irá abrir possibilidades de aplicação do conhecimento gerado em diferentes dimensões do desenvolvimento dos jovens.
“A parceria com a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Sael) foi fundamental para o desenvolvimento desse projeto, a qual disponibilizou sua estrutura física, logística e recursos humanos para que nossa equipe de pesquisadores pudessem desenvolver as atividades”, afirma Reverdito. “Também agradecemos ao apoio dos municípios sedes, Araputanga e Campo Verde, na logística interna”, lembra o professor.
O projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), com a colaboração acadêmico-científica do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (Gepesp) e Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (Lepe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT.
A próxima etapa de coleta de dados acontecerá na cidade de Água Boa, de 28 de julho a 4 de agosto, onde serão avaliados aproximadamente 900 jovens com idades entre 12 e 14 anos. Maiores informações sobre esse projeto e equipe de pesquisadores, poderão ser encontrados na página do Leape/Unemat e na página do Laboratório no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24876 | Impressões: 158671 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária