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Reitoria promove reuniões com faculdades para atualização de PPC
ENSINO SUPERIOR
Reitoria promove reuniões com faculdades para atualização de PPC
15/07/2020 16:45:28
por Danielle Tavares

Cerca de 900 professores, de 16 faculdades instaladas em 8 câmpus da Unemat participaram de reuniões com reitor, vice-reitora e pró-reitores para discutir a elaboração e revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPCs), ofertados pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Os encontros vêm acontecendo de forma on-line, desde a última segunda-feira (06.07).

O Projeto Pedagógico (PPC) é o documento que expressa o conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos constituídos como parâmetros para fundamentar a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa de cada curso. As novas diretrizes têm como princípio a flexibilização curricular e deverão contemplar, dentre outros:

1. A inserção da creditação das atividades curriculares de extensão como componente curricular obrigatório do curso de graduação;

2. A criação de Núcleos Comuns no âmbito das Faculdades, a fim de proporcionar a diversificação da formação dos discentes, bem como a flexibilização dos currículos;

3. A inclusão de créditos livres, porque possibilita ao aluno trilhar uma formação um pouco ampliada durante o processo de formação acadêmica.

“Precisamos fazer essa conversa para atualizar os nossos currículos e responder de forma integrada as ações na nossa universidade. Precisamos consolidar o modelo de creditação na extensão. Paralelo a isso, a gente tem a resolução das licenciaturas, que reposiciona os cursos num outro formato. Precisamos atualizar o formato da nossa universidade. Pensar de forma integrada, para que o aluno possa ter mais autonomia para decidir sobre a sua formação. A ideia é sermos inovadores”, disse o reitor Rodrigo Zanin.

As Faculdades vêm promovendo reuniões com os objetivos de promover discussões que contemplem práticas inter e transdisciplinares, o perfil do aluno, o processo de avaliação, de estágio e das práticas e de garantir, durante o processo de atualização curricular, o conjunto comum de conteúdos entre os cursos, além dos conteúdos específicos de cada formação. O Núcleo Comum de cada faculdade deverá reunir a maior quantidade possível de conteúdos no domínio dos cursos a ela vinculados.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Porto, afirmou que, para que essa mudança ocorra, devem ser discutidos e propostos conteúdos, organizados em componentes curriculares, que contemplem a formação geral e humanística dos alunos. “É um momento importante para fortalecer esta formação humanística na relação com a sociedade na qual vivemos, e esta relação deve ser explorada para atender as singularidades dos câmpus”.

CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO

A Resolução nº 07/2018, do Conselho Nacional de Educação, estabelece que todos os cursos de graduação devem destinar 10% de sua carga horária para ações de extensão, entendidas como a integração entre Universidade e sociedade, visando à produção de conhecimento e à interlocução das atividades de ensino e de pesquisa.

“Ela entrelaçou o ensino com a extensão de uma forma muito definitiva. Ou seja, os ingressantes a partir de 2022/1, além de concluírem todas as disciplinas, também terão que ter registradas as ações de extensão no histórico escolar. Quer dizer, em um curso de 4 mil horas, os alunos terão que creditar a extensão em 400 horas. Algo em torno de 40 horas por semestre”, explicou a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves.

A resolução nº 011/2020 Ad Referendum-Conepe/Unemat dispõe e regulamenta sobre a obrigatoriedade da inclusão da creditação da Extensão e orienta os procedimentos das ações de extensão para as faculdades e cursos.

A vice-reitora da Unemat, Nilce Maria reforçou a importância de atualização dos currículos, na universidade. “Primeiro, porque o processo de atualização de currículos mostra que estamos sempre a estabelecer ligação com o modo como a sociedade reconfigura os saberes e a universidade precisa caminhar junto, neste processo de produção de conhecimento. E segundo, porque é um dos momentos de ação para o fortalecimento das faculdades, uma vez que todos os professores, de forma conjunta e cooperativa, devem pensar e propor um currículo que atenda a formação do nosso aluno do mundo de hoje”.

AGENDA- Para as faculdades dos câmpus de Alta Floresta, Colíder, Diamantino e Nova Xavantina, além da Faculdade Interculturas Indígena (Faindi), serão feitas reuniões até o dia 30 deste mês, conforme agenda a ser divulgada posteriormente.

 

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