Mato Grosso, Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017     
Vestibular 2017/2 - Banner 7

Ceua

Início (Mapa da página | Voltar)

Comissão de Ética no Uso de Animais

Através da política de apoio a gestão a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade do Estado de Mato Grosso–Unemat, foi criada em novembro de 2014, é órgão colegiado, interdisciplinar, com funções consultivas e deliberativas de natureza técnica-cientifica, sobre assuntos de sua competência, esta vinculada, á Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação PRPPG, submete se ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) no Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

A CEUA tem à finalidade de garantir que os projetos de pesquisa que envolva aninais sejam executados dentro dos preceitos da ética em pesquisa obedecendo às recomendações da lei n.º 11.794, de outubro de 2008, suas alterações posteriores e demais dispositivos legais. 

 

A CEUA é composta atualmente por um presidente, um vice-presidente, uma secretaria administrativa, doze membros titulares, sendo 10 membros atuantes na Universidade, de caráter multiprofissional e multidisciplinar e dois membros da comunidade externa.

 

A CEUA tem ainda papel educativo, oferecendo cursos, palestras e consultas, assegurando a atualização continuada dos pesquisadores e promovendo o debate de aspectos éticos das pesquisas em animais.

 

A CEUA possui área reservada às suas atividades dentro da instituição, funciona na Sede Administrativa da Unemat, nas dependências da PRPPG, com sala de reunião, microcomputador e infraestrutura necessária ao desenvolvimento de seus trabalhos. Todas as informações relacionadas ao CEUA, como orientações aos pesquisadores, regimento interno, membros do CEUA, formulários, documentos necessários para protocolar um projeto, informações pertinentes à ética na experimentação estão disponíveis nesta página assim como o endereço para contato com esta Comissão de Ética no Uso de Animais. 

 

Os encontros dos membros da CEUA ocorrem mensalmente em reuniões ordinárias e extraordinárias, em caso de necessidade. A Comissão avalia os projetos de aulas que utilizam animais do filo Chordata, o qual reúne animais como o anfioxo, as ascídias, as lampréias, os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Além de avaliar os projetos de pesquisas desenvolvidos na instituição e projetos encaminhados por outras Universidades ou pesquisadores que utilizam animais do filo Chordata.

Você esta aqui: CeuaInício

Rede Social


Copyright 2017 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000