Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
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Ensino de Ciências e Matemática

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TÓPICOS AVANÇADOS: ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISAS QUALITATIVAS


EMENTA:

1) Bases Teóricas e Campos de Atuação da Análise de Conteúdo;
2) Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos;
3) Análise de Conteúdo Versus Análise de Discurso em Pesquisas Qualitativas;
4) Fases da Análise de Conteúdo;
5) Processo de Codificação e Categorização na Análise de Conteúdo;
6) Possibilidades da Análise de Conteúdo em Pesquisas que utilizam Questionários, Entrevistas, Bibliografia e Documentos escritos;
7) Exemplos de pesquisas qualitativas que utilizaram a Análise de Conteúdo nas Áreas de Ensino de Ciência e Matemática, Educação e Educação Matemática. 


TÓPICOS AVANÇADOS EM REVISÃO SISTEMÁTICA

EMENTA:

Discussão sobre os diferentes tipos de pesquisa bibliográfica aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática, tais como revisão sistemática de literatura, mapeamento sistemático, estado da arte e levantamento ad hoc. Compreensão das etapas do processo de revisão sistemática de leitura. Condução de uma revisão sistemática de literatura voltada ao Ensino de Ciências e Matemática com o uso de  Tecnologias Digitais. 


TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EMENTA:

Discussão sobre as tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Matemática. Percepção crítica, teórica e prática das potencialidades, limitações e diferentes usos das tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Matemática. Compreensão do processo de produção de conhecimento e suas transformações com a participação de atores tecnológicos digitais. Reflexão sobre os saberes docentes necessários para a inclusão das tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Matemática.  


METODOLOGIA DE PESQUISA

EMENTA:

Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da pesquisa. Abordagem dos métodos quantitativos, qualitativos e mistos de pesquisa em Ciências. Elaboração de instrumentos de coleta de dados. Técnicas de coleta, práticas de levantamento e análise de dados.


TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EMENTA:

Apresentação de estudos que discutem o estado da arte do Ensino de Ciências e Matemática com vistas à identificação de suas tendências; Elaboração de revisão bibliográfica de trabalhos atuais apontando as tendências atuais do ensino de Ciências e Matemática.


FUNDAMENTOS DE TEORIAS DE APRENDIZAGEM E ENSINO

EMENTA:

Estudar as diferentes teorias de aprendizagem que embasam a área de Ensino de Ciências. Discussão da organização de ideias de diferentes autores que pensaram o fenômeno da educação e os diferentes significados que cada uma dessas ideias pode abarcar.


ABORDAGEM QUANTITATIVA DE DADOS

EMENTA:

Principais técnicas de planejamento, coleta, organização e análise de dados. Análise e validação de instrumentos de pesquisa. Conceitos básicos de probabilidade. Noções de Amostragem. Métodos de Estimação de Parâmetros. Distribuições amostrais. Intervalos de Confiança. Testes de Hipótese. Testes paramétricos e não-paramétricos.


EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA: DIVERSIDADE CULTURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

EMENTA:

Estudo e discussão dos processos de geração, sistematização e difusão dos saberes e conhecimentos formais e não-formais de grupos sociais distintos, tendo como ponto de partida e chegada a análise das práticas culturais vinculadas à educação em diferentes contextos socioculturais. Estudo e discussão do processo de constituição da Educação Etnomatemática como linha de pesquisa centrada na questão da diferença cultural e como procedimento metodológico que adentra o espaço da Educação, Educação Matemática, História da Matemática e da Antropologia. Estudo e discussão das possibilidades de aplicação da Educação Etnomatemática na Educação. Estudo e análise das diferentes correntes da Educação Etnomatemática e a sua produção científica.


ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO ORGÂNICA

EMENTA:

História da Genética e Evolução Orgânica. Ensino de Genética e Evolução Orgânica na Educação Básica. Análise do livro didático. Instrumentação para o ensino de Genética e Evolução Orgânica. O papel das atividades experimentais no ensino de Ciências. Estratégias instrucionais no laboratório didático. O processo versus conteúdo em atividades experimentais.


LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA

EMENTA:

Introdução à História da Química; Introdução a estratégias de ensino em Química; Teoria e prática de laboratório; Método científico e didática na ciência experimental e Estudos de casos no ensino de Química.


TÓPICOS DE MATEMÁTICA

EMENTA:

Abordagem dos conteúdos de conjuntos numéricos, funções reais, limites, derivadas e integrais. Relação dos conteúdos abordados com aqueles do Ensino Fundamental e Médio. Análise e redação de textos matemáticos envolvendo definições, teoremas, demonstrações, propriedades, conceitos e técnicas matemáticas referentes aos conteúdos citados.


ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

EMENTA:

Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências e Matemática – Anos Iniciais; Conteúdos e práticas de ensino de Ciências para os anos iniciais; as relações professor aluno; material didático.


TÓPICOS EM QUÍMICA

EMENTA:

Estrutura atômica; Tabela periódica; Ligações Químicas; Funções inorgânicas; Estequiometria; Eletroquímica; Equilíbrio Químico; Funções orgânicas e Biomoléculas. Relação dos conteúdos abordados com aqueles do Ensino Fundamental e Médio.


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE

EMENTA:

Discussão sobre as possibilidades e limitações da Educação à Distância online para o Ensino de Ciências e Matemática. Compreensão do processo de produção de conhecimento e suas transformações em contextos online. Reflexão sobre saberes necessários para docência online. Uso de diferentes ambientes virtuais de aprendizagem.


PROFISSIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

EMENTA:

A sociedade contemporânea e os desafios da educação. Abordagens pedagógicas do processo de ensino. Professor-educador: formação e exercício do magistério. Aluno: perfil, dificuldades e sonhos. Relação aluno-professor.


TÓPICOS AVANÇADOS

EMENTA:

Os Tópicos Avançados não possuem ementário pré-definido, pois visam proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam às disciplinas (obrigatórias e optativas), às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso. Oferece, por conseguinte, oportunidade aos alunos e professores-orientadores do curso o contato direto com pesquisadores de renome nacional e/ou internacional que serão convidados para ministrar a disciplina.


TÓPICOS AVANÇADOS: ABORDAGENS QUALITATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA A PESQUISA NARRATIVA E ANÁLISE DE DISCURSO (AD)

EMENTA:

A pesquisa narrativa na área de Ensino em Ciências e Matemática. Fundamentos epistemológico-metodológicos da pesquisa narrativa. Métodos (auto) biográficos. O lugar da pesquisa narrativa no Ensino de Ciências e Matemática na pesquisa sobre a própria prática. Fundamentos epistemológicos da Análise de Discurso (AD). Enfoque teórico-analítico da AD em pesquisas no Ensino de Ciências e Matemática. Ensaios de análise discursiva.


TÓPICOS AVANÇADOS: LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

EMENTA:

Análise, discussão, avaliação e produção de objetos digitais de aprendizagem no ensino de Ciências e Matemática. Análise crítica, teórica e prática das potencialidades e limitações do uso do Pensamento Computacional para o ensino de Ciências e Matemática.


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA CIENTÍFICA AO ENSINO DE CIÊNCIAS

EMENTA:

Discussão sobre os elementos da comunicação como: o processo de comunicação, o emissor, o receptor, a mensagem e o discurso formal, o discurso informal, o discurso misto, a comunicação verbal e não verbal. Apresentações eficazes e planejamento da fala. Estratégias de comunicação do conhecimento científico nos aspectos da redação e argumentação em textos científicos e extrutura de textos científicos. Abordagem do ciclo da comunicação científica e etapas da comunicação científica.


TÓPICOS AVANÇADOS - TRATAMENTO DE DADOS PARA ANÁLISE QUALITATIVAS COM APOIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS

EMENTA:

Razões para a utilização de software de análises qualitativas. Expectativas positivas e que não são confirmáveis para o uso de softwares voltados às análises qualitativas. Discussão sobre codificação de diferentes tipos de informações, tais como, textos, imagens, áudio e vídeo. Exercício de importação, codificação e análise de dados em pesquisas voltadas ao Ensino de Ciências e Matemática.


MODELAGEM MATEMÁTICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

EMENTA:

Concepções, Definições e Conceitos de Modelagem Matemática; Modelagem Matemática no Contexto das Pesquisas em Educação Matemática; Modelagem Matemática na Base Nacional Comum Curricular - BNCC; Relações entre Modelagem Matemática e o Trabalho por Projetos; Projetos de Modelagem em uma Perspectiva Crítica de Educação Matemática; Modelagem Matemática - Formação de Professores e Prática Docente.