(http://portal.unemat.br/pibid)
Subprojeto |
|
SOCIOLOGIA |
|
Câmpus |
MÉDIO ARAGUAIA |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Campus Universitário do Médio Araguaia Rodovia MT 100, KM 01, Bairro: Setor Universitário – s/nº 78660-000 Luciara/MT (66) 3528-1136 E-Mail: luciara@unemat.br
Núcleo Pedagógico de Confresa Rua JK, s/nº - Centro 78652-000 Confresa/MT (66) 3564-1431 E-Mail: nucleoconfresa@unemat.br
E-mail do sub-projeto: pibid.chu.med@unemat.br |
Coordenador de área |
|
Nome: |
HEITOR MARCOS KIRSCH – heitor@unemat.br (Coordenador do Subprojeto) |
Link do currículo Lattes: |
|
Link do currículo Plataforma Freire: |
https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/157706/dados-pessoais |
Nome: |
VALDENIS SOUZA SILVA - denis.mestre@hotmail.com (Supervisor de área) |
Link do currículo Lattes: |
|
Link do currículo Plataforma Freire: |
|
Nome: |
MARIA APARECIDA MARTINS SOUZA - cidastz@hotmail.com (Supervisora de área) |
Link do currículo Lattes: |
|
Link do currículo Plataforma Freire: |
https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/315226/dados-pessoais |
Nome: |
NOELI BARBOSA DE PAULA - nbpaula@gmail.com (Supervisora de área) |
Link do currículo Lattes: |
|
Link do currículo Plataforma Freire: |
|
Escolas habilitadas |
|
Escola |
Escola Estadual 29 de Julho |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Av. 29 de Julho Centro S/N. – 78652-000 Confresa Tel: 66-3564-1171 E-mail institucional: csf.ee.29.julho@seduc.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Creuslhi de Souza Ramos |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua do Pequizeiro, s/nº, setor Vila Nova – 78652-000 Confresa Tel: 66-354-1148 E-mail institucional: cfs.ceja.creuslhis.ramos@educacao.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Indígena Itxala |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Aldeia Itazala S/N Zona Rural - 78650-000 Santa Terezinha E-mail institucional: |
Escola |
Escola Estadual Professora Maria Esther Peres |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua 01, Qd 07, S/N, Setor Sul - 78645-000 Vila Rica E-mail institucional: eemariaestherperes@hotmail.com.br |
Escola |
Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua 03, S/N Centro – 78-650-000 Santa Terezinha E-mail institucional: stt.ee.martinianoc.pereira@educacao.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Vila Rica |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua 52 n. 723, Bairro Setor Oeste – 78645-000 Vila Rica E-mail institucional: vir.ee.vila@seduc.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Elias Bento |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Av. Antônio Bosaipo, S/N, Centro, 78658-000 Canabrava do Norte E-mail institucional: cvm.ee.elias.bento@educacao.mt.gov.br |
Apresentação do núcleo |
|
Objetivos |
- Contribuir para a formação de profissionais qualificados, preparando-os e motivando-os para o exercício da docência nas áreas das Ciências Sociais, de modo especial para as disciplinas de Sociologia nas escolas públicas da educação básica; - Promover a aproximação e o diálogo entre as atividades formativas da Universidade e as escolares, permitindo que os acadêmicos bolsistas experienciem desde o início de sua formação universitária, o cotidiano da prática docente da educação básica; - Desenvolver nos acadêmicos bolsistas e nos alunos do ensino médio, habilidades de leitura, e análise crítica e reflexiva de filmes, letras das músicas, poemas e outros gêneros literários, bem como de expressões culturais; - Estimular a utilização das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem da Sociologia na educação básica; - Criar espaços coletivos para o planejamento, a avaliação e a reavaliação das ações do subprojeto de Sociologia, com a participação de todos os atores envolvidos na implementação da proposta; - Fomentar a constituição de grupos de estudos entre os acadêmicos de iniciação à docência e os professores das escolas parceiras, permitindo que esses contribuam de forma efetiva como co-formadores dos futuros professores de Sociologia; - Oportunizar o exercício de práticas pedagógicas que colaborem para a valorização do exercício da docência. |
Ações |
1 – Realizar oficinas de “Produção textual”, usando diferentes gêneros de textos, tais como: as charges, os poemas, as músicas, os relatórios, os artigos de opinião, histórias em quadrinho, os resumos e as resenhas. Esses gêneros foram escolhidos por serem os que mais circulam, tanto no espaço da escola quanto na academia. As oficinas serão organizadas pelos bolsistas e ofertadas aos professores das escolas parceiras com o propósito de um aprimoramento no domínio das habilidades de leitura e de escrita do licenciando. 2 – Organizar um espaço designado de “Sala de Cinema”. A criação desse ambiente, a cargo dos acadêmicos bolsistas, tem como propósito o exercício de uma análise crítica e reflexiva de produções cinematográficas e a assimilação teórica das principais noções conceituas da Sociológica sobre o processo educacional nelas apresentadas. 3 – Instituir a realização de “Rodas de Leituras”. Essa ação será organizada pelos acadêmicos bolsistas, em conjunto com o corpo docente das escolas envolvidas no subprojeto. Seu objetivo é o de estimular e ampliar o hábito pela leitura, e o de compartilhar análises e saberes, para promover a fluência quanto à interpretação e análise crítica de textos diversos pelos futuros profissionais da educação; 4 – Organizar a oficina “Produção de vídeos e iconografias”. Sua principal função é a de incitar a utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, o intuito da oficina é o de oferecer oportunidades aos bolsistas para desenvolver um olhar de desnaturalização e de estranhamento sobre as realidades política, econômica e cultural no seu contexto local, seja, de trabalho, de estudo e de vida para que possam fomentar uma ação transformadora da realidade. Isso porque, o desenvolvimento de ações que transcendem os espaços formativos tradicionais, como o ambiente escolar, possuem a capacidade de atrair a atenção dos alunos, estimulando a inovação e a criatividade quanto a problematização da realidade e a reflexão acerca do seu cotidiano. 5 – Realização de “Seminários Temáticos” que terão como eixos temáticos o tratamento teórico recebido pela educação no discurso sociológico dos autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais na interpretação do papel da educação; e a relação entre a processo educacional e a sociedade contemporânea e entre a educação e a sociologia. Pelo fato dessa atividade ser desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas e direcionada aos professores das escolas parceiras, que além de promover a integração entre educação superior e educação básica, tem como finalidades primordiais: a) proporcionar momentos de leituras e discussões de referenciais teóricos clássicos e contemporâneos da Sociologia sobre o ambiente escolar, tais como os desenvolvidos por Dürkheim, Marx, Bourdieu, Foucault e Morin, dentre outros; b) valorizar o trabalho coletivo e a reflexão interdisciplinar e plural sobre temáticas inerentes às transformações promovidas pela modernidade, tais como o papel das novas tecnologias na educação e a globalização econômica e seus efeitos da relação entre sociedade e natureza; c) promover a construção de um conhecimento mais elaborado e ampliado acerca dos problemas enfrentados no universo das escolas públicas e os seus contextos a partir da produção de análises sociológicas. 6 – Criar espaços de planejamento coletivo. Esta ação visa facilitar a articulação entre os bolsistas e os professores das escolas parceiras, tanto na elaboração quanto na execução das ações planejadas. Ela almeja ainda proporcionar reflexões sobre esses momentos de compartilhamento e apropriação de saberes e assim valorizar o trabalho coletivo e interdisciplinar; 7 - Promover oficinas de criação/realização de atividades no cyber espaço. Nos dias atuais, o domínio dos instrumentos neles utilizados pode ser classificado como imprescindível para a autonomia do aluno em formação. Em razão disso é a comunicação, por meio de redes de comunicação, entre os bolsistas e as escolas parceiras, oportuniza a criação de condições mais adequadas para que os acadêmicos bolsistas e os alunos da educação básica se insiram no “mundo digital”, facilitando o acesso e o processo de produção de novos conhecimentos; 8 – Criar de “Grupos de Estudos” entre os acadêmicos de Iniciação à Docência e os professores das escolas parceiras. Essa iniciativa permitirá que os professores das escolas parceiras contribuam de forma efetiva e colaborativa na formação dos acadêmicos bolsistas que serão os futuros professores de Sociologia. |
Impactos esperados |
Espera-se que esta iniciativa contribua de maneira significativa no sentido de: a) Formar profissionais qualificados, preparados e motivados para o exercício da docência nas áreas de conhecimento da Sociologia, através da inserção coordenada, pensada e repensada dos mesmos no cotidiano das escolas da educação básica. O objetivo primordial é fundamentalmente melhorar os resultados de aprendizagem dos acadêmicos bolsistas e dos alunos das escolas inseridas no programa. b) Desenvolver estratégias de ensino inovadoras pautadas por ações educativas solidificadas em experiências da docência ainda no percurso da formação inicial; c) Aproximar as atividades formativas da Universidade e as atividades escolares por meio da integração entre os profissionais da universidade e das escolas de educação básica, articulando saberes, e experiências escolares, e assim, construir significados para as práticas pedagógicas; d) Criar instrumentos que possam auxiliar na reorganização dos currículos do curso de licenciatura em Sociologia, permitindo com isso uma comparação entre o que é ensinado na universidade, e o que se efetiva de fato na prática docente na educação básica. e) Superar a prática do ensino baseada na memorização mecânica e no utilitarismo dos conteúdos, ou seja, possibilitar a superação e frequente incapacidade em se articular a diversidade dos saberes que se coloca como importante barreira na direção à autonomia do aluno em formação. |
Outras considerações |
Os registros das ações do subprojeto serão constituídos a partir do uso do caderno de campo (descrição de cada atividade) pelos supervisores, acadêmicos de iniciação à docência e professor coordenador de área. Em cada semestre, os acadêmicos de iniciação docência, em conjunto com os supervisores, deverão produzir um relatório e um ensaio científico, nos quais irão descrever as experiências e as impressões acerca do fazer docente. Para tal ação, os bolsistas terão a orientação e o acompanhamento do coordenador de área do subprojeto. Será criado um portal virtual para a divulgação e socialização das experiências promovidas nas escolas inseridas no subprojeto. Serão criados ainda grupos de intercâmbio e apropriação de experiências nas redes sociais como o Facebook e o WhatsApp, dentre outros. No final de cada ano letivo, o coordenador de área sistematizará todas as atividades desenvolvidas nas escolas e na universidade, através do subprojeto-PIBID de Sociologia, registrando-as em um relatório de caráter científico. No ano de encerramento do subprojeto, o professor coordenador de área, em conjunto com os supervisores, organizará e publicará um livro com os textos/artigos produzidos pelos mesmos, pelos acadêmicos de iniciação à docência e os professores da educação básica. Além disso, os acadêmicos bolsistas produzirão um vídeo documentário relatando as experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID. Adicionalmente, como atividade de encerramento subprojeto, a equipe vinculada ao subprojeto, em parceria como os professores da educação básica organizarão um evento/seminário integrador em um dos municípios das escolas participantes (a ser definido), no qual se pretende realizar o lançamento do livro e a exibição do referido documentário. |
Endereços de redes sociais (Ex: Sites, Facebook, Instagram, entre outros.) |
https://www.facebook.com/pibidsociologia.unematluciara |