Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
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(http://portal.unemat.br/pibid)

Subprojeto

SOCIOLOGIA

Câmpus

MÉDIO ARAGUAIA

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Campus Universitário do Médio Araguaia

Rodovia MT 100, KM 01, Bairro: Setor Universitário – s/nº

78660-000 Luciara/MT

(66) 3528-1136

E-Mail: luciara@unemat.br

 

Núcleo Pedagógico de Confresa

Rua JK, s/nº - Centro

78652-000 Confresa/MT

(66) 3564-1431

E-Mail: nucleoconfresa@unemat.br

 

 

E-mail do sub-projeto: pibid.chu.med@unemat.br

Coordenador de área

Nome:

HEITOR MARCOS KIRSCH – heitor@unemat.br (Coordenador do Subprojeto)

Link do currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5175196595122147

Link do currículo Plataforma Freire:

https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/157706/dados-pessoais

Nome:

VALDENIS SOUZA SILVA - denis.mestre@hotmail.com (Supervisor de área)

Link do currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/6249427808569376

Link do currículo Plataforma Freire:

 

Nome:

MARIA APARECIDA MARTINS SOUZA - cidastz@hotmail.com (Supervisora de área)

Link do currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/9793927218358487

Link do currículo Plataforma Freire:

https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/315226/dados-pessoais

Nome:

NOELI BARBOSA DE PAULA - nbpaula@gmail.com (Supervisora de área)

Link do currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0764679351212458

Link do currículo Plataforma Freire:

 

 

 

Escolas habilitadas

Escola

Escola Estadual 29 de Julho

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Av. 29 de Julho Centro S/N. – 78652-000 Confresa

Tel: 66-3564-1171

E-mail institucional: csf.ee.29.julho@seduc.mt.gov.br

Escola

Escola Estadual Creuslhi de Souza Ramos

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Rua do Pequizeiro, s/nº, setor Vila Nova – 78652-000 Confresa

Tel: 66-354-1148

E-mail institucional: cfs.ceja.creuslhis.ramos@educacao.mt.gov.br

Escola

Escola Estadual Indígena Itxala

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Aldeia Itazala S/N Zona Rural - 78650-000 Santa Terezinha

E-mail institucional:

Escola

Escola Estadual Professora Maria Esther Peres

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Rua 01, Qd 07, S/N, Setor Sul - 78645-000 Vila Rica

E-mail institucional: eemariaestherperes@hotmail.com.br

Escola

Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Rua 03, S/N Centro – 78-650-000 Santa Terezinha

E-mail institucional: stt.ee.martinianoc.pereira@educacao.mt.gov.br

Escola

Escola Estadual Vila Rica

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Rua 52 n. 723, Bairro Setor Oeste – 78645-000 Vila Rica

E-mail institucional: vir.ee.vila@seduc.mt.gov.br

Escola

Escola Estadual Elias Bento

Contato

(endereço, telefone, e-mail institucional)

Av. Antônio Bosaipo, S/N, Centro, 78658-000 Canabrava do Norte

E-mail institucional: cvm.ee.elias.bento@educacao.mt.gov.br

 

 

Apresentação do núcleo

Objetivos

- Contribuir para a formação de profissionais qualificados, preparando-os e motivando-os para o exercício da docência nas áreas das Ciências Sociais, de modo especial para as disciplinas de Sociologia nas escolas públicas da educação básica;

- Promover a aproximação e o diálogo entre as atividades formativas da Universidade e as escolares, permitindo que os acadêmicos bolsistas experienciem desde o início de sua formação universitária, o cotidiano da prática docente da educação básica;

- Desenvolver nos acadêmicos bolsistas e nos alunos do ensino médio, habilidades de leitura, e análise crítica e reflexiva de filmes, letras das músicas, poemas e outros gêneros literários, bem como de expressões culturais;

- Estimular a utilização das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem da Sociologia na educação básica;

- Criar espaços coletivos para o planejamento, a avaliação e a reavaliação das ações do subprojeto de Sociologia, com a participação de todos os atores envolvidos na implementação da proposta;

- Fomentar a constituição de grupos de estudos entre os acadêmicos de iniciação à docência e os professores das escolas parceiras, permitindo que esses contribuam de forma efetiva como co-formadores dos futuros professores de Sociologia;

- Oportunizar o exercício de práticas pedagógicas que colaborem para a valorização do exercício da docência.

Ações

1 – Realizar oficinas de “Produção textual”, usando diferentes gêneros de textos, tais como: as charges, os poemas, as músicas, os relatórios, os artigos de opinião, histórias em quadrinho, os resumos e as resenhas. Esses gêneros foram escolhidos por serem os que mais circulam, tanto no espaço da escola quanto na academia. As oficinas serão organizadas pelos bolsistas e ofertadas aos professores das escolas parceiras com o propósito de um aprimoramento no domínio das habilidades de leitura e de escrita do licenciando.

2 – Organizar um espaço designado de “Sala de Cinema”. A criação desse ambiente, a cargo dos acadêmicos bolsistas, tem como propósito o exercício de uma análise crítica e reflexiva de produções cinematográficas e a assimilação teórica das principais noções conceituas da Sociológica sobre o processo educacional nelas apresentadas.

3 – Instituir a realização de “Rodas de Leituras”. Essa ação será organizada pelos acadêmicos bolsistas, em conjunto com o corpo docente das escolas envolvidas no subprojeto. Seu objetivo é o de estimular e ampliar o hábito pela leitura, e o de compartilhar análises e saberes, para promover a fluência quanto à interpretação e análise crítica de textos diversos pelos futuros profissionais da educação;

4 – Organizar a oficina “Produção de vídeos e iconografias”. Sua principal função é a de incitar a utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, o intuito da oficina é o de oferecer oportunidades aos bolsistas para desenvolver um olhar de desnaturalização e de estranhamento sobre as realidades política, econômica e cultural no seu contexto local, seja, de trabalho, de estudo e de vida para que possam fomentar uma ação transformadora da realidade. Isso porque, o desenvolvimento de ações que transcendem os espaços formativos tradicionais, como o ambiente escolar, possuem a capacidade de atrair a atenção dos alunos, estimulando a inovação e a criatividade quanto a problematização da realidade e a reflexão acerca do seu cotidiano.

5 – Realização de “Seminários Temáticos” que terão como eixos temáticos o tratamento teórico recebido pela educação no discurso sociológico dos autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais na interpretação do papel da educação; e a relação entre a processo educacional e a sociedade contemporânea e entre a educação e a sociologia. Pelo fato dessa atividade ser desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas e direcionada aos professores das escolas parceiras, que além de promover a integração entre educação superior e educação básica, tem como finalidades primordiais: a) proporcionar momentos de leituras e discussões de referenciais teóricos clássicos e contemporâneos da Sociologia sobre o ambiente escolar, tais como os desenvolvidos por Dürkheim, Marx, Bourdieu, Foucault e Morin, dentre outros; b) valorizar o trabalho coletivo e a reflexão interdisciplinar e plural sobre temáticas inerentes às transformações promovidas pela modernidade, tais como o papel das novas tecnologias na educação e a globalização econômica e seus efeitos da relação entre sociedade e natureza; c) promover a construção de um conhecimento mais elaborado e ampliado acerca dos problemas enfrentados no universo das escolas públicas e os seus contextos a partir da produção de análises sociológicas.

6 – Criar espaços de planejamento coletivo. Esta ação visa facilitar a articulação entre os bolsistas e os professores das escolas parceiras, tanto na elaboração quanto na execução das ações planejadas. Ela almeja ainda proporcionar reflexões sobre esses momentos de compartilhamento e apropriação de saberes e assim valorizar o trabalho coletivo e interdisciplinar;

7 - Promover oficinas de criação/realização de atividades no cyber espaço. Nos dias atuais, o domínio dos instrumentos neles utilizados pode ser classificado como imprescindível para a autonomia do aluno em formação. Em razão disso é a comunicação, por meio de redes de comunicação, entre os bolsistas e as escolas parceiras, oportuniza a criação de condições mais adequadas para que os acadêmicos bolsistas e os alunos da educação básica se insiram no “mundo digital”, facilitando o acesso e o processo de produção de novos conhecimentos;

8 – Criar de “Grupos de Estudos” entre os acadêmicos de Iniciação à Docência e os professores das escolas parceiras. Essa iniciativa permitirá que os professores das escolas parceiras contribuam de forma efetiva e colaborativa na formação dos acadêmicos bolsistas que serão os futuros professores de Sociologia.

Impactos esperados

Espera-se que esta iniciativa contribua de maneira significativa no sentido de:

a) Formar profissionais qualificados, preparados e motivados para o exercício da docência nas áreas de conhecimento da Sociologia, através da inserção coordenada, pensada e repensada dos mesmos no cotidiano das escolas da educação básica. O objetivo primordial é fundamentalmente melhorar os resultados de aprendizagem dos acadêmicos bolsistas e dos alunos das escolas inseridas no programa.

b) Desenvolver estratégias de ensino inovadoras pautadas por ações educativas solidificadas em experiências da docência ainda no percurso da formação inicial;

c) Aproximar as atividades formativas da Universidade e as atividades escolares por meio da integração entre os profissionais da universidade e das escolas de educação básica, articulando saberes, e experiências escolares, e assim, construir significados para as práticas pedagógicas;

d) Criar instrumentos que possam auxiliar na reorganização dos currículos do curso de licenciatura em Sociologia, permitindo com isso uma comparação entre o que é ensinado na universidade, e o que se efetiva de fato na prática docente na educação básica.

e) Superar a prática do ensino baseada na memorização mecânica e no utilitarismo dos conteúdos, ou seja, possibilitar a superação e frequente incapacidade em se articular a diversidade dos saberes que se coloca como importante barreira na direção à autonomia do aluno em formação.

Outras considerações

Os registros das ações do subprojeto serão constituídos a partir do uso do caderno de campo (descrição de cada atividade) pelos supervisores, acadêmicos de iniciação à docência e professor coordenador de área. Em cada semestre, os acadêmicos de iniciação docência, em conjunto com os supervisores, deverão produzir um relatório e um ensaio científico, nos quais irão descrever as experiências e as impressões acerca do fazer docente. Para tal ação, os bolsistas terão a orientação e o acompanhamento do coordenador de área do subprojeto.

Será criado um portal virtual para a divulgação e socialização das experiências promovidas nas escolas inseridas no subprojeto. Serão criados ainda grupos de intercâmbio e apropriação de experiências nas redes sociais como o Facebook e o WhatsApp, dentre outros.

No final de cada ano letivo, o coordenador de área sistematizará todas as atividades desenvolvidas nas escolas e na universidade, através do subprojeto-PIBID de Sociologia, registrando-as em um relatório de caráter científico. No ano de encerramento do subprojeto, o professor coordenador de área, em conjunto com os supervisores, organizará e publicará um livro com os textos/artigos produzidos pelos mesmos, pelos acadêmicos de iniciação à docência e os professores da educação básica. Além disso, os acadêmicos bolsistas produzirão um vídeo documentário relatando as experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID. Adicionalmente, como atividade de encerramento subprojeto, a equipe vinculada ao subprojeto, em parceria como os professores da educação básica organizarão um evento/seminário integrador em um dos municípios das escolas participantes (a ser definido), no qual se pretende realizar o lançamento do livro e a exibição do referido documentário.

Endereços de redes sociais (Ex: Sites, Facebook, Instagram, entre outros.)

https://www.facebook.com/pibidsociologia.unematluciara