(http://portal.unemat.br/pibid)
Subprojeto |
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Pedagogia Juara, anos iniciais do Ensino Fundamental II ciclo |
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Câmpus |
Juara |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rodovia Juara/Brasnorte, Km 02; cbalan@unemat.br – 66 99604-4502 |
Coordenador de área |
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Nome: |
Cleuza Regina Balan Taborda |
Link do currículo Lattes: |
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Link do currículo Plataforma Freire: |
https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/156962/dados-pessoais |
Nome: |
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Link do currículo Lattes: |
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Link do currículo Plataforma Freire: |
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Nome: |
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Link do currículo Lattes: |
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Link do currículo Plataforma Freire: |
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Escolas habilitadas |
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Escola |
Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua Colômbia 407 N Jardim América – JUARA/MT 066) 3556-2042 jra.ee.iaram.mgomes@seduc.mt.gov.br. |
Escola |
Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua João Pessoa, nº 151 N, Bairro São João, Juara MT CEP: 78.575-000 FONE: (66) 3556 -2097 E-mail: jra.ee.luizan.bezerra@seduc.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Nivaldo Fracarolli |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua Sorocaba, 927 s, Jardim Primavera, Juara MT CEP: 78.575-000 FONE: (066) 3556-4203 E-mail: jra.ee.nivaldo.fracarolli@seduc.mt.gov.br |
Escola |
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Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Câmpus Universitário de Juara, Rodovia Juara Brasnorte km 02. Fone 66 3556 3821, e-mail pibid.ped.jua@unemat.br |
Apresentação do núcleo |
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Objetivos |
Oportunizar a aproximação dos Bolsistas IDs com as especificidades requeridas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio do desenvolvimento de estratégias didáticas voltadas para a leitura, a escrita, a interpretação, a oralidade e a estruturação linguística; Viabilizar aos bolsistas IDs o aperfeiçoamento da sua formação inicial ao tempo que poderão contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes das escolas envolvidas contribuindo para a superação das dificuldades de aprendizagem voltadas para os respectivos eixos de ensino.
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Ações |
O subprojeto aqui proposto envolverá uma coordenadora de área, três supervisoras e 24 bolsistas de Iniciação a Docência (acadêmicos(as) regularmente matriculados no curso de licenciatura em pedagogia e têm por finalidade promover a integração entre Educação Superior e Educação Básica, por meio de um processo contínuo de ação-reflexão-ação. A abordagem metodológica envolverá a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação, uma vez que as ações formativas acontecerão de forma coletiva e cooperativa visando atingir os objetivos e metas estabelecidos (THIOLLENT, 1995). O subprojeto se propõe:
1. Selecionar 24 bolsistas de iniciação a docência, estudantes do curso de Pedagogia, campus de Juara, e três supervisores docentes que atuam nas escolas públicas parceiras deste subprojeto, que estarão acompanhando e colaborando no processo de formação inicial dos bolsitas IDs como coformadores. Esta seleção se dará por meio de editais.
2. Avaliar os conhecimentos dos IDs acerca de suas experiências relacionadas à leitura vivenciadas na Educação Básica e nos percursos formativos no contexto universitário, bem como suas expectativas em relação à inserção como bolsistas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. Os bolsistas serão orientados a construírem um memorial reflexivo para relato das experiências formativas no âmbito do PIBID. O que contribuirá na construção da identidade docente e na valorização do magistério. A análise dos memoriais permitirá uma aproximação dos professores formadores com as demandas de aprendizagem destes bolsistas e poderá contribuir no redimensionamento das ações formativas em atenção as reais necessidades destes futuros pedagogos.
3. Apresentar e discutir as ações específicas deste subprojeto com à equipe de bolsistas e supervisores selecionados e posterior apresentação da proposta à comunidade escolar das instituições escolares envolvidas.
4. Os bolsistas IDs serão distribuídos nas três escolas e terão quinze dias para conhecer e estudar o Projeto Político Pedagógico, a estrutura organizacional e humana das escolas em que realizarão as atividades. A atuação dos bolsistas IDs acontecerá em consonância com as demandas educacionais apontadas pelas escolas parceiras. Essa atuação será avaliada constantemente pela equipe envolvida, por meio de reuniões nas respectivas escolas e replanejadas em conformidade com as necessidades apresentadas.
9. As ações deste subprojeto serão registradas em fotografias, filmagens envolvendo os momentos formativos, as práticas pedagógicas, culturais e esportivas realizadas nas escolas parceiras, bem como as produções dos bolsistas e estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
10. Criação de um grupo social para divulgação das ações e estratégias promovidas pelos supervisores e bolsistas IDs junto às escolas parceiras e momentos formativos envolvendo todos os sujeitos do subprojeto/Pedagogia/Juara.
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Impactos esperados |
A partir das ações e estratégias que englobam este subprojeto, objetivamos contribuir para a valorização do magistério e a construção da identidade docente dos bolsistas IDs com a construção de saberes necessários ao exercício profissional. A aproximação da Educação Superior e da Educação Básica favorecerá a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As ações e estratégias promovidas nas escolas parceiras e as avaliações e reflexões realizadas durante o desenvolvimento deste subprojeto poderão contribuir para repensar a proposta curricular do curso de pedagogia no sentido de contribuir para a formação dos futuros pedagogos em consonância com as demandas das políticas públicas da Educação Básica e os desafios enfrentados pelas escolas frente ao número expressivo de alunos que concluem os anos iniciais do Ensino Fundamental sem terem se apropriado do Sistema de Escrita Alfabética e dos demais direitos de aprendizagem relacionados à alfabetização na perspectiva dos letramentos. Essa aproximação promove a transformação das duas instituições. Ao se aproximarem das escolas os bolsistas IDs adquirem experiências, em relação ao futuro campo de atuação e as escolas são desafiadas a repensar suas propostas pedagógicas. As experiências vivenciadas pelos bolsistas IDs no contexto escolar possibilitará refletir sobre as atuais politicas educacionais voltadas para os direitos de aprendizagens dos alunos e nos inúmeros desafios frente ao compromisso social do pedagogo na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade social. O subprojeto de iniciação à docência se articulará com a Proposta Curricular Pedagógica do curso de licenciatura em Pedagogia ao proporcionar a inserção dos bolsistas de iniciação à Docência (IDs) com as especificidades e multidimensionalidades que envolvem a ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, campo de atuação do futuro pedagogo(a). Além de participar do desenvolvimento de estratégias didáticas que contemplem a leitura, a escrita, a interpretação, a oralidade e a estruturação linguística, os bolsistas terão oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar voltados para a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Este subprojeto visa ainda articular teoria e prática, condição necessária à formação dos docentes elevando a qualidade das ações acadêmicas no curso de Pedagogia. Ou seja, a inserção no contexto escolar oportunizará aos bolsistas IDs conhecer e vivenciar a dinâmica que envolve a estrutura e organização escolar de maneira a conhecer, identificar e problematizar os desafios educacionais enfrentados no cotidiano das escolas, bem como avaliar as ações desenvolvidas nestes espaços e participar efetivamente na proposição de ações e estratégias didáticas voltadas para a superação dos desafios de aprendizagem apresentados pelos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Estes conhecimentos oportunizarão ampliar os conhecimentos teóricos, conceituais e práticos que envolvem a ação pedagógica deste segmento, bem como subsidiar a análise e discussões por meio da socialização das experiências vivenciadas como bolsistas, nas diferentes disciplinas ofertadas pelo curso e promover a autonomia destes na proposição de estratégias didáticas e pedagógicas durante a realização dos estágios curriculares supervisionados, bem como influenciar na escolha do tema de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. As demandas formativas dos bolsistas IDs frente aos desafios enfrentados pelas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental poderão subsidiar reformulações na Proposta Curricular Pedagógica do curso de pedagogia ofertado pela UNEMAT no Câmpus de Juara.
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Outras considerações |
As escolas parceiras no desenvolvimento deste subprojeto são escolas que atendem alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Somente a Escola Estadual Nivaldo Fracarolli atende o Ensino Médio. Os alunos atendidos são oriundos de contextos socioeconômicos diversificados. Além de alunos residentes nos bairros em que as escolas estão localizadas, elas atendem estudantes dos bairros circunvizinhos e da zona rural, que utilizam transporte escolar. As três escolas possuem infraestrutura adequada ao atendimento educacional, com salas de aulas amplas e climatizadas, equipamentos de multimídia, sala de recursos multifuncionais e biblioteca. O quadro de profissionais da educação que atuam nessas escolas é composto em sua maioria, por profissionais efetivos e com formação acadêmica necessária ao exercício profissional. Essas escolas contam com Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, desenvolve a formação continuada dos professores por meio da sala do educador. As três escolas buscam desenvolver uma gestão democrática comprometida com a oferta de uma educação inclusiva e de qualidade social. Essas escolas contam com um número significativo de alunos que concluem os anos iniciais do Ensino Fundamental sem terem se apropriado do Sistema de Escrita Alfabética e dos demais direitos de aprendizagem inerentes à alfabetização na perspectiva do letramento. Os dirigentes das escolas parceiras esperam que as ações do PIBID possam contribuir para a superação dos desafios de aprendizagem apresentadas por alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental. A inserção das Escolas no PIBID é compreendida pela direção e equipe pedagógica como um elemento de aproximação, integração e troca de experiências entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Essa aproximação é importante tanto para as escolas como para a Universidade, pois favorece o diálogo e as alterações necessárias nas propostas pedagógicas das duas instituições. Essa relação dialógica e comprometida com a formação humana irá fortalecer as duas instituições. Com isso os alunos do Ensino Fundamental e os acadêmicos do curso de pedagogia serão beneficiados. As escolas esperam que as ações e estratégias deste subprojeto possam contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades leitoras dos alunos e favorecer a elevação do IDEB, bem como contribuir com a formação docente dos bolsistas IDs. |
Endereços de redes sociais (Ex: Sites, Facebook, Instagram, entre outros.) |
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Cronograma e atividades |
As ações e estratégias que envolvem este subprojeto serão assim distribuídas:
3. Quatro horas serão destinadas a estudos e consistirá na elaboração do memorial reflexivo, leitura e fichamento de livros e artigos voltados ao ensino da leitura e da alfabetização na perspectiva dos letramentos. Estes estudos poderão acontecer em diferentes espaços das escolas parceiras ou da UNEMAT, tais como: biblioteca, espaço acadêmico, laboratório de informática, laboratório de ensino entre outros. O referencial teórico será sugerido pela coordenação de área e abordado nos encontros formativos, que acontecerão mensalmente na UNEMAT com todos os integrantes dos subprojetos PIBID/Pedagogia/Juara. – 1º ao 24 mês de desenvolvimento do projeto
4.Mensalmente acontecerão na UNEMAT encontros formativos com quatro horas de duração envolvendo as coordenações de área, os supervisores e bolsistas IDs visando atender as necessidades e especificidades formativas dos bolsistas e as demandas das escolas parceiras. Esses encontros poderão envolver professores do curso de Pedagogia, formadores do Centro de Formação dos profissionais da Educação – CEFAPRO e da Secretaria Municipal de Educação, em atendimento as demandas apontadas pelos atores envolvidos. – 1º ao 24 mês de desenvolvimento do subprojeto. 5. Anualmente serão realizadas avaliações das ações do subprojeto junto às escolas parceiras, com a participação da coordenação de área, professores(as) supervisores(as), direção e equipe pedagógica. 6. Os bolsistas IDs e supervisores serão incentivados e orientados a produzirem artigos científicos para a divulgação em eventos locais, regionais e nacionais abrangendo resultados parciais e finais de todas as ações e estratégias que englobam o desenvolvimento do PIBID no contexto local. – 1º ao 24 mês de desenvolvimento do subprojeto. As coordenadoras de área dos subprojetos PIBID/Pedagogia/Juara intencionam divulgar as ações do PIBID no contexto local, em uma ação conjunta com professores(as) superviores(as) e bolsistas IDs, na organização e publicação de um livro resultante de coletânea de artigos e relatos de experiências produzidos pelos sujeitos envolvidos com o Programa. Assim como incentivar a submissão de artigos e relatos de experiências em revistas científicas com quális reconhecidos.
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