(http://portal.unemat.br/pibid)
Subprojeto |
|
Geografia |
|
Câmpus |
Sinop |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
Rua dos coqueiros, 2007, Jardim Paraíso I (66) 997168697 pibid.geo.snp@unemat.br
|
Coordenador de área |
|
Nome: |
Judite de Azevedo do Carmo |
Link do currículo Lattes: |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779846J2 |
Link do currículo Plataforma Freire: |
https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/158900/dados-pessoais |
Nome: |
|
Link do currículo Lattes: |
|
Link do currículo Plataforma Freire: |
|
Nome: |
|
Link do currículo Lattes: |
|
Link do currículo Plataforma Freire: |
|
Escolas habilitadas |
|
Escola |
Escola Estadual Ênio Pipino |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
R. das Avencas - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-976 snp.ee.enio.pipino@seduc.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
R. dos Lírios - St. Res. Sul, Sinop - MT, 78550-978 snp.ee.nilzao.pipino@seduc.mt.gov.br |
Escola |
Escola Estadual Professora Edeli Mantovani |
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
R. Carlos Eduardo, Quadra 17 - JARDIM SÃO PAULO I, Sinop - MT, 78550-972 snp.ee.edeli.montovani@seduc.mt.gov.br
|
Escola |
|
Contato (endereço, telefone, e-mail institucional) |
|
Apresentação do núcleo |
|
Objetivos |
Oferecer aos licenciandos uma formação de qualidade, primando pela reflexão sobre as práticas docentes e os saberes geográficos e do cotidiano para a atuação; Proporcionar aos supervisores, coordenador de área e aos bolsistas a compreensão da importância da formação docente que considere a realidade da sala; Compreender a estrutura organizacional e pedagógica da escola, de forma reflexiva de maneira que os licenciandos possam entender os problemas cotidianos do espaço escolar, como os professores enfrentam os desafios diários e procurar, em conjunto com eles e o(a) coordenador(a) de área buscar alternativas para superá-los; Preparar o licenciando para atuar na área de ciências humanas e sociais aplicadas, conforme especifica a Lei 13415 de 16 de fevereiro de 2017. Colaborar com a valorização do professor em sala de aula, considerando os seus saberes para que desta forma seja um agente atuante, juntamente com a universidade, na formação do futuro professor; Fundamentar este subprojeto na perspectiva da pesquisa colaborativa, a partir da realidade verificada na escola, preparar em conjunto, práticas pedagógicas com metodologias diferenciadas que atendam a necessidade do professor; Socializar as ações desenvolvidas por meio do Programa para a comunidade acadêmica e as escolas parceiras. |
Ações |
Orientação, planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas na escola. |
Impactos esperados |
Espera-se que com o desenvolvimento e conclusão desse projeto o curso de licenciatura em Geografia, assim como a Unemat se fortaleçam na sociedade, formando profissionais cada vez mais capacitados para atuarem na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Que os bolsistas, futuros professores realizem suas funções de forma a primar por uma prática reflexiva e não apenas reproduzam os conceitos adquiridos na Universidade, promovendo uma educação de qualidade. |
Outras considerações |
|
Endereços de redes sociais (Ex: Sites, Facebook, Instagram, entre outros.) |
|
Cronograma de atividades |
Atividade Início Fim Orientação dos Professores Supervisores e bolsistas 09/2018 09/2018 Orientação e acompanhamento dos bolsistas de iniciação à docência 10/2018 12/2019
Orientação, planejamento e acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(as) 10/2018 12/2019 supervisor(as) na análise de conteúdo de livro didático, materiais alternativos para atividades de ensino
Reunião (quinzenal) de Planejamento- avaliação e 10/2018 12/2019 acompanhamento das atividades desenvolvidas nas Escolas Parceiras (supervisor(as), bolsistas de iniciação à docência e coordenadora
Socialização na Unemat/Sinop das práticas realizadas 02/2019 02/2019 Nas escolas parceiras
Elaboração e discussão dos relatórios semestral 12/2018 12/2018 a ser enviado para Coordenação Institucional
Socialização nas escolas de execução do subprojeto 06/2019 06/2019 das práticas realizadas
Elaboração e discussão dos relatórios semestral 06/2019 08/2019
Socialização na Unemat/Sinop das atividades realizadas nas escolas 08/2019 09/2019
Participação no evento “Jornada Científica” da UNEMAT para divulgação da produção, 09/2019 09/2019 através de publicação de artigos e comunicação oral ou por pôster
Elaboração e discussão do relatório semestral 11/2019 12/2019
Avaliação e encerramento das atividades 12/2019 12/2019 do projeto
Elaboração do relatório final 01/2020 01/2020 Socialização na Unemat/Sinop das atividades 02/2020 02/2020 desenvolvidas nas escolas |