Subprojeto – Educação Física – CAC
Campus: Cáceres
Contato: 65 99910-3007
Endereço:
E-mail institucional: pibid.edfisica.cac@unemat.br
Coordenadora de área
Nome: Leni Hack
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0512319706276597
Link do currículo Plataforma Freire: https://freire2.capes.gov.br/restrict/curriculo/154629/dados-pessoais
Escolas habilitadas
Escola: Escola Estadual Ana Maria das Graças Souza Noronha
Contato: 65 3222-3903
Endereço: R. dos Monteiros - Cohab Nova, Cáceres - MT, 78200-000
E-mail:
Escola: Escola Estadual Dr. Leopoldo Ambrósio Filho
Contato: 65 3223-633
Endereço: R. dos Cajueiros - Dner, Cáceres - MT, 78236-0002
E-mail:
Escola: Escola Estadual Dr. Rodrigues Fontes
Contato: 65 3222-3828
Endereço: R. São Pedro, s/n – Cavalhada II, Cáceres – MT. 78200-000
E-mail:
Apresentação do núcleo
Objetivos
Pretendemos com o projeto possibilitar a construção de práticas pedagógicas no âmbito da Educação Básica – anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a partir da organização coletiva, como forma de superar a fragmentação do conhecimento no trabalho pedagógico, bem como propiciar aos/às alunos/as bolsistas conhecer e vivenciar o cotidiano da escola, em seus diferentes aspectos.
Ações
O PIBID do Curso de Educação Física tem como foco desenvolver as ações do programa nos diferentes níveis do processo de escolarização: a) séries iniciais do ensino fundamental; b) séries finais do ensino fundamental e, c) ensino médio. Em cada uma das etapas da Educação Básica, produzirá as seguintes ações: leitura e estudos dirigidos, oficinas pedagógicas, construção de materiais pedagógicos, gincanas relacionadas à cultura corporal, seminários, ciclo de palestras entre outras, no intuito de fortalecer e qualificar a formação didática e pedagógica, bem como refletir e discutir sobre questões ético-profissionais com os/as envolvidos/as neste processo. As atividades constantes neste projeto serão desenvolvidas em 4 (quatro) etapas, envolvendo diversas ações em cada uma das etapas:
1. Orientação e análise da realidade;
2. Estudo e planejamento do trabalho;
3. Desenvolvimento do plano de trabalho e,
4. Sistematização, socialização, avaliação e discussão do trabalho efetivado.