Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID

PIBID

Subprojetos (Mapa da página | Voltar)

Subprojeto – BIOLOGIA - CAC

 

Campus: Cáceres

Endereço: Rua dos Padeiros, n. 257, Cavallhada I – Cáceres-MT ,

Telefone: (65) 99983-9980

E-mail institucional: pibid.bio.cac@unemat.br

 

Coordenador de área

 

Nome: Alessandra Ap. Euzanna Tavares Morini (de 10/02 a 10/06/2019)

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202818641485563

Link do currículo Plataforma Freire:

Nome: Luciana Melhorança Moreira (a partir de 11/06/2019)

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3410008163216423

Link do currículo Plataforma Freire:

Nome: Luiz Carlos Chieregatto

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7912875402808678

Link do currículo Plataforma Freire:

 

Escolas habilitadas

 

Escola: Escola Estadual União e Força

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva - s/n, Cáceres – MT

Telefone: (65) 3223-6366

E-mail: ccr.ee.uniao.forca@seduc.mt.gov.br

 

Escola: Escola Estadual Frei Ambrósio

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Carmo – s/n, Bairro Junco, Cáceres – MT

Telefone (65) 3223-6373

E-mail: ccr.ee.frei.ambrosio@seduc.mt.gov.br

 

 

Apresentação do núcleo

 

Objetivos

- Proporcionar a inserção de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no cotidiano de escolas da rede pública de educação, para que exerçam atividades pedagógicas que possam contribuir para sua formação enquanto futuros professores de Ciências e Biologia.

- Promover o aprimoramento da formação pedagógica desse alunos bolsistas,

contribuindo para a valorização do magistério e encurtando as distancias entre a teoria e prática docente.

- Fortalecer as práticas pedagógicas do curso de Licenciatura plena em Ciências Biológicas

Ações

1. Analisar juntamente com os professores de Ciências e Biologia das escolas

parceiras, (supervisores, bolsistas e coordenadores do projeto), os livros e outros recursos didáticos utilizados para o ensino da área, visando estabelecer estratégias que possam melhorar o aprendizado dos alunos da educação básica, bem como, possibilitar a participação dos bolsistas no planejamento e no processo ensino aprendizagem. .

2. Selecionar em parceria com os professores de Ciências e Biologia e equipe do projeto, os conteúdos ou as unidades dos livros didáticos utilizados pelas escolas e apontados pelos professores, nos quais os alunos tenham apresentado maiores dificuldades de compreensão. Oportunizar aos bolsistas a compreensão deste processo e a proposição de boas práticas que auxiliem a aprendizagem.

3. Elaborar com a equipe do projeto, estratégias de ensino que favoreçam o

processo de ensino-aprendizagem, por meio do desenvolvimento de atividades práticas com os conteúdos selecionados e de maior interesse para detalhamentos com os alunos da educação básica .

4. Produzir recursos didáticos juntamente com os professores da área de Ciências e Biologia, professores supervisores das escolas parceiras e bolsistas do projeto, visando elevar o rendimento dos alunos da educação básica. Proporcionar aos bolsistas a articulação entre teoria e prática e o protagonismo na elaboração desses recursos.

5. Oferecer aulas de reforço planejadas juntamente com os professores da área, trabalhadas nos laboratórios de ciências/biologia, informática, biblioteca e outros espaços escolares, destinados ao atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. Possibilitar aos bolsistas a coparticipação do ensino da educação básica, devidamente orientados e acompanhados pelos professores envolvidos.

6. Realizar atividades extraclasses em laboratórios do curso de Ciências Biológicas, bem como aulas de campo nos ambientes Cerrado e Pantanal, visando à integração da Universidade com as Escolas, aproximando às ações da iniciação a docência a realidade da educação básica, além de primar pela qualidade das informações que serão socializadas com os alunos dos diferentes níveis atendidos.

7. Realizar oficinas de produção de recursos didáticos, com participação de todos os envolvidos no projeto, e, quando possível, integrar os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e incentivar a produção coletiva de objetos de aprendizagem para o ensino de Ciências e Biologia, destinados às escolas.

8. Preparar e apresentar palestras aos alunos das escolas parceiras, utilizando-se de linguagem apropriada para cada nível escolar, com temas geradores diversos da área do ensino de Ciências e Biologia .

9. Participar nas atividades previstas nas Escolas como: Feira de Ciências, Mostras Científicas, Semana do meio ambiente, Dia do Rio Paraguai, Dia internacional da mulher, do combate a AIDS, dentro outros. Inserir os licenciandos nos ambientes escolares visando sua participação no cotidiano das escolas e buscando construir com base nestas experiências, um seu olhar crítico para o futuro campo de trabalho.

10. Utilizar o Laboratório de Ensino do Curso de Ciências Biológicas, como um ambiente de planejamento, elaboração, execução e avaliação das ações

propostas pela equipe do Projeto. Permitir que os bolsistas participem da gestão do projeto e que possíveis adequações possam refletir os anseios democráticos do grupo, com foco nos objetivos do PIBID e na realização das metas apresentadas.

11. Incrementar os Laboratórios de Ciências e Biologia juntamente com os

professores e alunos das escolas, elevando a qualidade das aulas nesta área, a partir de recursos didáticos que tornem o ensino e a aprendizagem mais atraente e interessante. Desenvolver nos bolsistas a percepção para a importância da conexão entre teoria e prática para o ensino de ciências e biologia .

12. Viabilizar o preparo de materiais biológicos de interesse das escolas, nas áreas de morfologia, zoologia e botânica, de acordo com os recursos financeiros disponíveis, que serão disponibilizados para o acervo de material didático de cada escola participante.

13. Planejar atividades de ensino, em parceria com os professores de ciências e biologia e equipe do projeto, de diversos temas da biologia, distribuídas nas áreas da Biologia Celular, Biologia Estrutural, Morfologia, Genética, Botânica, Ecologia, Zoologia e Evolução, disponibilizadas em recursos de mídia, para colaborar com as atividades educativas destas áreas nas escolas parceiras.

14. Desenvolver outras atividades direcionadas ao ensino de ciências e biologia como jogos, gincanas, aulas em campo e aulas em laboratório, que possam auxiliar os professores da educação básica e ao mesmo tempo prepare o futuro professor da área, com uso de metodologias variadas, trabalhos em grupo, elaboração de roteiros, procedimentos em laboratório, aspectos de segurança dos alunos, dentro outros.

15. Elaborar recursos didáticos digitais com uso de softwares que permitam a

montagem de imagens em três dimensões, para facilitar a compreensão dos

objetos de estudos da área, além de possibilitar a equipe do projeto o desenvolvimento de metodologias associadas a recursos tecnológicos de caráter inovador, interdisciplinar, destinados às boas práticas e a formação docente.

16. Incentivar a conclusão dos trabalhos de monografias que estão em andamento e possibilitar que outros possam ser realizados a partir de novos dados gerados pelo PIBID, junto ao Curso de Ciências Biológicas da Unemat - Campus de Cáceres.

17. Elaboração de trabalhos técnicos visando publicação

Galeria de Fotos

Você esta aqui: PIBIDSubprojetosBiologia - Cáceres

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000