Mato Grosso, Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019     

Enfermagem Cáceres

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CONTEXTO DO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO CURSO


 

Em 2001, foi criado o Curso de Bacharelado em Enfermagem naUniversidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Cáceres,pioneira no interior do Estado do Mato Grosso. O curso se propõe aformar, com perspectiva humanista, indivíduos que além da aquisição deconhecimento, adquiram a capacidade de auto-aprendizagem e desenvolvamatitudes e habilidades que possibilitem o desempenho profissionalcompetente, crítico e ético.

 

O Curso de Bacharel em Enfermagem do Campus Universitário de Cáceresestá autorizado pela Resolução N. 013/2001 CONSUNI-UNEMAT de 06 deabril de 2001. Respalda-se legalmente na Lei 9.394/96 (LDBEN);Resolução Nº 058/2001 – CONEPE e Resolução Nº 013/2001 – CONSUNI.

O Projeto Pedagógico ora apresentado está elaborado em consonância como Parecer CNE/CES 1.133/2001, que trata das Diretrizes CurricularesNacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição ena Resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de Novembro de 2001, que institui asDiretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.Atende ainda o disposto nas Resoluções 236/2000-COFEN, Decreto nº 87.497 de 18/08/82, no que se refere às atividades de EstágioCurricular Supervisionado e Decreto n. 94.406/87 – COFEN queregulamenta a Lei n. 7498 (LEP), através do Poder Executivo, de 25 dejunho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outrasprovidências.

 

Em julho de 2002, em consonância com a Resolução CNE/CES Nº3, de 07 de Novembro de 2001, Art. 15 (... que permitem os ajustes quese fizerem necessários ao aperfeiçoamento do Curso de Graduação emEnfermagem) e com base em relatório exarado por uma Consultoria ad hocrealizada pela Profª Drª Iara de Moraes Xavier (UNIRIO/MEC) em 18/19de junho de 2001, o Curso de Bacharelado em Enfermagem do CampusUniversitário de Cáceres altera sua Matriz Curricular (quanto ao nome,carga horária, desmembramento e supressão de disciplinas); turno defuncionamento (passando de integral para matutino) e o tempo paraintegralização do Curso (no mínimo 05 anos e máximo 08 anos para nomínimo 04 anos e no máximo 07 anos), que resultou na Resolução Nº 069/2002 – CONEPE.

 

Após a Consultoria ad hoc, o curso obteve crescimento, tendo em vista as considerações específicas quanto às Dimensões Conceitual, Normativae Estrutural, propostas ao curso: Criação do Departamento deEnfermagem (até então ligado ao Departamento de Biologia), Abertura de Processo Seletivo Docente para as disciplinas do Curso de Enfermagem eCriação da faculdade ou Instituto da Saúde visando abrigar os Cursosde Graduação da Saúde em nível de bacharelado.

Tal visita foi importantíssima para nortear o rumo que o curso deveria seguir. Foi publicado no Diário Oficial de 05 de junho de 2012, aResolução nº 002/2012 – Consuni, que institui a nova estruturaorganizacional da UNEMAT. Nessa estrutura, o curso de enfermagem estávinculado, juntamente com os cursos de Educação Física e Medicina, àFaculdade de Ciências da Saúde. No dia 09 de dezembro de 2004, o curso recebe a visita de uma novacomissão verificadora, composta por: Prof. Me. Beatriz FigueiredoTeles, Esp. Sandra Regina Altoé, Prof. Tec. Vera Maria Carvalho Russo,expondo a conclusão da vista e as recomendações para o curso, sendoestas trabalhadas após a visita como, por exemplo, visando inserir osalunos à realidade social para o desenvolvimento das atividades práticas de estágio curricular, assim como a introdução dos alunos emunidades básicas de saúde logo no 3° Semestre e ainda inserção docampo de estágio no Hospital “O Bom Samaritano”, hospital este,específico para o tratamento de hanseníase e tuberculose.

Em dezembro de 2004, a Resolução n° 264/2004 – CONEPE, HOMOLOGA aresolução n° 038/2004 – CONEPE, que aprova a semestralização do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Universitário de Cáceres-MT.Atendendo as recomendações da comissão, no ano de 2006 foi realizadoconcurso público para a composição do quadro efetivo dos professores etécnicos administrativos. O Departamento de Enfermagem preenche 15vagas, nas áreas de farmácia, bioquímica e enfermagem.Nos anos de 2006 e 2007, alguns professores lotados efetivamente nodepartamento de enfermagem começam a buscar titulação em nível deMestrado, sendo que hoje possuímos 01 professor Doutor, 05 Mestres, 03cursando doutorado e 03 outros professores efetivos especialistasestão se preparando para o mestrado. Contamos com a colaboração de 07professores doutores efetivos lotados em outros departamentos.Em 2008/01, com base na nova proposta de Planos, Cargos, Carreiras eSalários (PCSS), foi instituído através da Instrução Normativa doPROEG 001/2008, a qual propõe a redução sobre a Carga Horária mínimade 10% da Carga Horária Total do Curso. Pensávamos apenas em Adequaçãoda Matriz Curricular, entretanto, após várias negociações entre PROEGe Departamento, concluímos que seria necessário a REFORMULAÇÃO EADEQUAÇÃO da matriz Curricular do Curso de Enfermagem. Aprovada comparecer Ad Referendum do CONEPE, resolução n° 040/2008 e homologadaatravés da Resolução n° 132/2008 – CONEPE.

Considerando as perspectivas político-pedagógicas, reiteramos nossocompromisso em continuar desenvolvendo competências no bacharel deenfermagem a fim de que o mesmo possa realizar articulações entre oensino, a pesquisa e a extensão, bem como realizar uma efetivaintegração ensino-serviço, planejando, implementando e avaliando aassistência de enfermagem. Assim, o projeto político pedagógico oraapresentado, representa a adequação às novas recomendações do ConselhoNacional de Educação em conformidade com a resolução nº 04 de 06 deabril de 2009 e a instrução normativa 004/2011 da Universidade doestado de Mato Grosso.

 

Embasada em sua missão, a UNEMAT tem se comprometido com o tripéensino, pesquisa e extensão. Buscando formar profissionais comespírito crítico, observador e transformador e através da pesquisa gerar conhecimentos, contribuindo para a aceleração do crescimento denosso patrimônio científico. Além disso, preocupa-se em, de formacontinuada e sistemática, levar o produto do ensino e da pesquisa àsociedade, viabilizando a ação transformadora da universidade.

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