Mato Grosso, Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019     

Educação Física - Cáceres

Linhas de Pesquisa e Extensão (Mapa da página | Voltar)

O desenvolvimento pedagógico desses conhecimentos, organizados em Unidades Curriculares, estrutura cinco linhas de pesquisa, articuladas entre si e indissociáveis do ensino e da extensão com enfoque nos quatro Eixos Temáticos, a saber:

1. Formação de Professores:

Estudos e pesquisas acerca das políticas e práticas de formação de professores, buscando compreender os fundamentos teórico-metodológicos que envolvem a formação inicial e continuada. Socializar experiências pedagógicas nos diversos campos de atuação da educação física. Discutir os fundamentos das ações pedagógicas na formação inicial e nos contextos escolares e não escolares, na cidade e no campo.

2. Trabalho Pedagógico:

Estudo das abordagens metodológicas; organização do trabalho pedagógico na escola pública e suas aplicações na gestão, projeto político-pedagógico, currículo, conteúdos e práticas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares, na cidade e no campo.

3. Produção Científica do Conhecimento:

Estudo sobre a produção do conhecimento em Educação Física, Mídia e Educação, Esporte e Lazer - nos espaços educativos, de formação humana, espaços escolares e espaços de desenvolvimento de políticas públicas na saúde, lazer, treino esportivo. Proposição crítico-superadora para a Pesquisa em Educação Física, em diferentes âmbitos de intervenção sócio-pedagógicos na cidade e no campo.

4. Políticas Públicas de Educação, Esportes e Lazer:

Estudos e pesquisas sobre práticas e políticas públicas de educação, esportes e lazer na cidade e no campo. Compreensão dos processos de constituição histórica, social, econômica, cultural e demais elementos que permeiam a dinâmica interna da educação, esportes e lazer. Estudo das possibilidades de intervenção pedagógica, formas de organização, planejamento e estruturação teórico metodológica dos esportes, em suas mais variadas formas de execução, alcançando esportes populares, olímpicos, radicais e de aventura. Conceitos e compreensão de lazer na sociedade atual e suas relações com trabalho, educação e tempo livre.

5. Biodinâmica do Movimento Humano:

Estudos relacionados aos aspectos biodinâmicos do movimento humano. Desenvolvimento metodológico e pedagógico de modelos de treinamento desportivo e de avaliação do desempenho em modalidades individuais e coletivas, da iniciação esportiva até o alto rendimento, bem como os aspectos metabólicos e as adaptações fisiológicas no âmbito da cultura corporal. Desenvolver métodos e técnicas de registro e análise a partir dos dados obtidos em situações de competição, treinamento e laboratoriais. Desenvolver modelos e formas de análise a partir das variáveis mecânicas obtidas. Elaboração, desenvolvimento e aplicação de protocolos de avaliações fisiológicas, neuromusculares e bioquímicas relacionadas às práticas corporais, em modalidades esportivas e na reabilitação.

 

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000