Mato Grosso, Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019     

Editora

Histórico (Mapa da página | Voltar)

HISTÓRIA DA EDITORA UNEMAT
 

A UNEMAT Editora teve sua origem por meio do Decisum n. 002/97-CONSUNI de 09 de setembro de 1997. O projeto de criação foi elaborado pelos professores: Luziano Pereira Mendes de Lima e Jociane Rosa de M. Costa, apresentado ao Conselho Universitário juntamente com o Estatuto. 

Na ocasião, o projeto foi aprovado e encaminhado à Comissão Permanente de Avaliação para a implantação e estruturação. O ato de criação da Editora foi formalizado pela Resolução n.004/2001 - AD REFERENDUM e homologado pelo Conselho Universitário – CONSUNI por meio da Resolução n. 032/2001. 

A Portaria n. 249/2001 instituiu o primeiro Conselho Editorial com a seguinte composição: Presidente: Neuza Benedita da Silva Zattar, e Membros: Ermerita Sandoval Tedesco, Roberto Leiser Baronas, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, João Edson de Arruda Fanaia, César Enrique de Melo, Maria do Horto Salles Tiellet, Marwin Geraldo Bonilla e Otávio Ribeiro Chaves, cujas atribuições foram: Revisar o projeto da Editora; estabelecer a política editorial; selecionar os títulos a serem publicados e, estabelecer critérios para as publicações, entre outros. 

No ano de 2001 foi solicitado aos professores que enviassem textos para publicação, o que foi atendido e a editora recebeu vários textos em forma de artigos, dissertações e teses do corpo docente da universidade. Três livros foram publicados em Coedição com a Pontes Editores: História das Ideias Linguísticas; Sociedade e Discurso; Fronteira, Memória e Linguagem.

 

 

Em 2003, a Portaria n. 255/2003 designou a professora Marilda Fátima Dias Pereira para ser a Coordenadora da Editora e um novo Conselho Editorial foi instituído pela Portaria n. 767/2001. Essa Portaria instituiu, também, o Conselho Temático Consultivo, composto por professores da universidade das diferentes áreas de pesquisa e ensino. Convém ressaltar que nesse ano foi publicada a primeira edição da Revista da Faculdade de Educação - FAED.

 

 

Em 2004 (setembro), há uma nova composição de membros para o Conselho Editorial, instituídos pela Portaria n. 1363/2004. Na ocasião foi publicada a primeira edição da Revista Ecos – Estudos Linguísticos e Literários.

 

 

A professora Marilda permaneceu na Coordenação da Editora UNEMAT até o ano de 2007/2010. Nesse espaço de tempo diversas obras foram publicadas. 

Em 2012, a Portaria n. 426/2012 designou o professor Agnaldo Rodrigues da Silva para exercer a função de assessor de gestão da Editora UNEMAT pelo período de 01/03/2012 a 31/12/2014 e o trabalho da Editora avança um pouco mais com a publicação de diversas Obras advindas de muitos materiais produzidos pelos projetos e por professores da universidade e da comunidade, bem como parcerias entre outras Editoras e Universidades.

Em 2015, a equipe de trabalho da Editora UNEMAT, inicialmente, contou como Assessora de Gestão da Editora Profa. Dra. Nilce Maria da Silva (ocupando o cargo até o mês de março), Diretora de Gestão de Acompanhamento Editorial a Profa. Me. Waghma Fabiana Borges Rodrigues, Agente Universitária Katiuscia Vilela dos Reis (apenas no primeiro semestre), e podendo contar com o auxílio da Diretora de Gestão de Políticas Interinstitucionais Profa. Dra. Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa.

Já no segundo semestre de 2015, a Professora Maria do Socorro de Sousa Araújo assume o cargo de Assessora designada pela Portaria n. 1746/2015 pelo período de 16/07/2015 a 31/12/2018. E na ocasião, a Agente Universitária Heloiza Gadani Mendes de Souza passa a compor a equipe.

A Portaria n. 1747/2015 designa novos membros para compor o Conselho Editorial, a saber: Presidente: Maria do Socorro de Sousa Araújo; Membros: Ariel Lopes torres, Luiz Carlos Chieregatto, Mayra Aparecida Cortes, Neuza Benedita da Silva Zattar, Sandra Mara Alves Silva Neves, Severino de Paiva Sobrinho, Tales Nereu Bogoni, Roberto Vasconcelos Pinheiro; Respectivos Suplentes: Almir Rodrigues Durigon, Anderson Fernandes de Miranda, Cristina Teodoro de Melo Mendo, Olga Maria Castrillon Mendes, Rinalda Bezerra Carlos, Luiz Carlos Pascuali, Maria Eloisa Mignoni, Francisco Lledo dos Santos; representante da Pró-reitoria de Ensino e Graduação - PROEG: Fernanda A. Domingos Pinheiro; representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC: Roberto Tikau Tsukamoto Junior e representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG: Gustavo Laet Rodrigues. 

Nesse ínterim, a Portaria n. 711/2016 designa os membros acima mencionados para continuarem compondo o conselho editorial com uma alteração, o professor José Ricardo Menacho Tramarim de Oliveira Carvalho passa a ser o representante da PROEG.

Ainda em 2016, a Portaria 2333/2016 substituiu mais um membro, o técnico Pedro José de Lara passa a representar a PROEC, a partir de 11/10/2016. Por motivos de mudança de setor foi substituído por Guilherme Angerames Rodrigues Vargas, a partir de 29/11/2016, através da Portaria n. 2674/2016.

A Equipe da Editora prezava pela continuidade dos processos de gestão, de publicação e de execução de atividades concernentes a Editora, tais como: encaminhamento dos processos de impressão de livros e publicação de E-Books; levantamento de profissionais para compor o quadro de revisores, confecção da ficha catalográfica e diagramação de obras; processos legais de doação de livros; solicitações de ISSN e ISBN; celebração de parceria com a Editora Unicamp para publicação de obras de grande relevância acadêmica; interlocução com a Faespe, com o objetivo de viabilizar a criação da Livraria da Editora para comercialização das obras; elaboração do novo regimento da editora, o que culminou na aprovação do mesmo no Conselho Universitário – CONSUNI conforme Resolução 046/2006 em novembro de 2016.

Convém destacar que dentre os objetivos da Editora UNEMAT, pode-se mencionar: a edição, coedição e divulgação de textos produzidos pelos membros das comunidades acadêmica e externa, que promovam a educação, o ensino, a cultura filosófica, científica, literária, artística e desenvolvimento tecnológico, em todos os seus níveis.

Em 2015 foram publicadas cinco obras impressas: O jogo na Educação Infantil: desafios e benefícios a partir do olhar docente; Fronteiras de Sonhos – Migração, Trabalho e Política de Identidade em terras mato-grossenses; Do Sítio Povoado à margem do Paraguai à cidade de Cáceres: 237 anos; Produções Textuais Selecionadas nos 9º, 10º e 11º - concursos Cometa de Redação e Configurações do Campo e Experiências Educacionais. Concomitantemente, a Editora UNEMAT publicou oito E-books.

 

 

No ano de 2016 foram publicadas cinco obras impressas, a saber: Caderno Pedagógico IV – Práticas de Incubação Solidária; Estrutura e Totalidade – as origens intelectuais do estruturalismo na Europa Central e Oriental; Linguagem, Sujeito e Memória; Sujeito e Memória: lugares constitutivos; Rã-txa hu-ni ku-i... A língua dos caxinauás do rio Ibuaçu, afluente do Muru. 

E quatro publicações no formato E-book:

 

 

 Em 2017 saíram oito publicações impressas, a saber: Territórios do Araguaia: entre a palavra poética e o gesto político; Projeto Semeando talentos – poesias, crônicas, memórias; Caderno Pedagógico V – Glossário de Economia Solidária; Caderno Pedagógico VI – Juventude Camponesa e Políticas Públicas; Águas escassas do Pantanal; Ciências contábeis e a produção científica em MT: estudos e análises a partir da fronteira; Águas Escassas do Pantanal: recuperação das nascentes e fragmentos de mata ciliar no Assentamento Laranjeira I e mobilização dos recursos hídricos no Pantanal Mato-grossense; O Direito na Fronteira e as Fronteiras. Além disso, sete obras no formato E-book: Discurso de Constituição da Fronteira de Mato Grosso; Ensino da gramática em uso e literatura infanto-juvenil; Ciências contábeis e a produção científica em MT: estudos e análises a partir da fronteira; PIBID: novas perspectivas à formação docente nas ciências naturais e exatas; PIBID: docência crítica e prática compartilhada nas áreas de linguagens, educação e tecnologia; Diversidade e variação linguística em Mato Grosso; O Direito na Fronteira e as Fronteiras.

A partir de 2019 com a nova gestão do Prof. Dr. Rodrigo Bruno Zanin como Reitor e da Profa. Dra. Nilce Maria da Silva na Vice-Reitoria, a Assessoria da Editora UNEMAT conta com a Prof ª Drª Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa e a Diretora de Gestão de Acompanhamento Editorial Profa. Me. Waghma Fabiana Borges Rodrigues, Agente Universitária Heloiza Gadani Mendes de Souza, e podendo contar com o auxílio do Estagiário Gabriel Guimarães Barbosa da Silva.

A Portaria n. 2068/2019 designa os membros para compor o Conselho Editorial da nova gestão, a saber: Presidente: Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa; Membros: Judite de Azevedo do Carmo, Ana Maria Lima, Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Célia R. Araújo Soares Lopes, Milena Borges de Morais, Ivete Cevallos, Jussara de Araújo Gonçalves, Denise da Costa Boamorte Cortela, Teldo Anderson da Silva Pereira (Representante da Pró-reitoria de Ensino e Graduação - PROEG), Carla Monteiro de Souza (Representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC), Wagner Martins Santana Sampaio (Representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG), Respectivos Suplentes: Graciela Constantino, Maria C. M. de Figueiredo Bacovis, João Aguilar Massaroto, Ricardo keich Umetsu, Nilce Maria da Silva, Sérgio Santos Silva Filho, André Luiz Nonato Ferraz, Karina Nonato Mocheuti.

A Equipe da Editora vem realizando junto a nova gestão e com o Conselho Editorial a continuidade do processo de publicação de obras, tal procedimento requer avaliação ad hoc, deliberação do conselho, revisão, diagramação, arte e design, impressão e/ou e-book, solicitação de ISBN, bem como, confecção da ficha catalográfica. As obras são lançadas em eventos científicos da UNEMAT e divulgados em outros eventos parceiros e no portal da Editora. A Livraria da Editora não só comercializa Obras como vários adereços personalizados pela IES. 

Foi criado o banco de cadastro de avaliadores ad hoc através do formulário do google drive personalizado pela editora, bem como, ampliação de cadastro de revisores.

A equipe Editora vem fortalecendo as parceiras e fomentando as coedições seja com IES nacionais onde podemos citar a Editora Unicamp, bem como internacionais a exemplo da Universida de Extremadura  na Espanha.

 

Você esta aqui: EditoraHistórico

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000