Mato Grosso, Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019     

Editora

Histórico (Mapa da página | Voltar)

      A UNEMAT Editora teve sua origem por meio do Decisum n. 002/97-CONSUNI de 09 de setembro de 1997. O projeto de criação foi elaborado pelos professores: Jociane Rosa de M. Costa e Luziano Pereira Mendes de Lima e apresentado ao Conselho Universitário juntamente com o Estatuto. Na ocasião, o projeto foi aprovado e encaminhado à Comissão Permanente de Avaliação para a implantação e estruturação. O ato de criação da Editora foi formalizado pela Resolução n.004/2001 - AD REFERENDUM e homologado pelo Conselho Universitário – CONSUNI por meio da Resolução n. 032/2001. A Portaria n. 249/2001 instituiu o primeiro Conselho Editorial com a seguinte composição: Neuza Benedita da Silva Zattar – presidente, Ermerita Sandoval Tedesco, Roberto Leiser Baronas, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, João Edson de Arruda Fanaia, César Enrique de Melo, Maria do Horto Salles Tiellet, Marwin Geraldo Bonilla e Otávio Ribeiro Chaves, cujas atribuições foram: Revisar o projeto da Editora; estabelecer a política editorial; selecionar os títulos a serem publicados e, estabelecer critérios para as publicações, entre outros. Nesse ano, foi solicitado aos professores que enviassem textos para publicação, o que foi atendido e a editora recebeu vários textos em forma de artigos, dissertações e teses do corpo docente da universidade. Três livros foram publicados em Coedição com a Pontes Editores: História das Idéias Lingüísticas; Sociedade e Discurso; Fronteira, Memória e Linguagem. Nesse mesmo ano, a portaria n. 348/2001 instituiu novos membros para o Conselho Editorial e delegou outras atribuições.


      Em 2003, a Portaria n. 255/2003 designou a professora Marilda Fátima Dias Pereira para ser a Coordenadora da editora e um novo Conselho Editorial foi instituído pela Portaria n. 767/2001. Essa Portaria instituiu, também, o Conselho Temático Consultivo, composto por professores da universidade das diferentes áreas de pesquisa e ensino. Convém ressaltar que nesse ano foi publicada a primeira edição da Revista da Faculdade de Educação - FAED.
      Em 2004 (setembro), há uma nova composição de membros para o Conselho Editorial, instituídos pela Portaria n. 1363/2004. Na ocasião foi publicada a primeira edição da Revista Ecos – Estudos Linguísticos e Literários.


      A professora Marilda permaneceu na Coordenação da Editora UNEMAT até o ano de 2007/2010. Nesse espaço de tempo diversas obras foram publicadas. O trabalho da Editora não se restringiu à edição de livros, mas de muitos materiais produzidos pelos projetos e por professores da universidade e da comunidade, bem como de outros serviços: revisão dos textos escritos, diagramação e criação de arte pela divisão de design.

 

Você esta aqui: EditoraHistórico

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000