As atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência/PIBID na Universidade do Estado de Mato Grosso têm atribuído às licenciaturas um avanço significativo quanto à formação de professores. A oportunidade da vivência docente no ambiente escolar, na condição de licenciandos, quebrou, definitivamente, as barreiras que desintegravam a teoria da prática, tendo em vista que a escola transformou-se em laboratório didático-científico, onde os alunos de graduação convivem com práticas docentes em paralelo com a investigação científica no ambiente universitário. Práticas docentes e formação de professores: entre o ensino e a aprendizagem é um livro que traz artigos que fomentam uma discussão sobre três áreas do conhecimento e suas relações com a educação básica, são elas: Geografia, História e Educação do Campo. Os textos estão construídos a partir do estudo teórico das metodologias de ensino, em confronto com as práticas e vivências escolares, indicando a dinamicidade das ações dos subprojetos e a consistência dessas áreas na UNEMAT. Sobremaneira, os dossiês compilam artigos que se fundamentam não somente em observações, mas em vivências/práticas no ambiente escolar.
Ano de publicação: 2014
|