Mato Grosso, Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019     

Editora

Catálogo (Mapa da página | Voltar)

 

Dos Labirintos e das águas: entre Barros e Dickes

Organizadores: Madalena Machado  e Vera Maquea

Há algum tempo, quando iniciamos a composição do projeto deste livro, éramos um campo aberto a conversas deslizantes sobre dois importantes nomes da literatura mato-grossense um poeta e um romancista: Manoel de Barros e Ricardo Guilherme Dicke.

Os artigos que constituem o presente livro são inéditos, com a proposta de reunir reflexões críticas acerca da obra dos dois autores. Na leitura dos artigos que compõem Dos labirintos e das águas: entre barros e dikes, pode-se perceber que a temática dos estudos sobre a obra dos autores refere-se ao universo cultural matogrossense sem, no entanto, fechar-se no regionalismo restritivo, atingindo, assim, uma visão cosmopolita dos problemas abordados. Isso se dá pela abrangência de questões humanas de ordem geral configuradas em construções estéticas artisticamente bem realizadas, tanto por Manoel de Barros quanto por Ricardo Guilherme Dicke, este ainda vivo na ocasião em que fizemos os primeiros contatos entre os ensaístas.

O livro constitui-se de duas partes: na primeira, a atenção volta-se à poesia híbrida de Manoel de Barros e na segunda, à particular narrativa de Ricardo Guilherme Dicke.

Ano de publicação: 2009

Número de páginas: 206 p.

 

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000